HINDUAMÉRICA // SRI VAMANA DEV E SEMELHANÇA COM VIRACOCHA (DEUS INCA)

Artigo e comentário de Baladeva das Brahmacary,
da Sri Keshavji Gaudiya Math em Belo Horizonte

Editador por Gourangi dd

SRI VAMANA DEV E SEMELHANÇA COM VIRACOCHA (DEUS INCA)

Vaman Dev, Visnu Avatar disfarçado de
brahmanaanão que veio para harmonizar
o universo que estava baixo a ordem de Bali
Maharaj, da descendência
dos demônios (asura)
Nomes de Vaman-dev nos Vedas são- Urukram, Trivikram, Waman e Upendra. Pela foto e imagnes de pedra de Viracocha, e as descrição de seu aparecimento, forma etc.. (com bastão em mãos, sol em torno da cabeça (pode ser a sombrinha de Vaman), pote de mendicante em outra mão, é exato o que é descrito sobre Vaman-dev. Vamana-dev na forma de Upendra vive eternamente nos planetas celestiais é a deidade de Vishnu adorado pelos semi-deuses encabeçados por Indra


Viracocha tem vários pássaros na imagem. No começo do Brhad Bhagavatamrta de Srila Sanatan Goswami descreve que Upendra-Vamana, está sempre montado em Garuda viajando por todos os lados, destruindo os demônios. Conclui-se que em alguma parte da história Vaman-dev matou a raça dos demônios que aqui habitavam e estabeleceu, Os Incas, descendentes do Deus do sol, e devolveu o mundo para o controle dos semi-deuses (que momentaneamente estava baixo a ordem de Bali Maharaj, da linhagem dos demônios, que mesmo sendo um devoto em seu coração, contava com assistentes e conselheiros demoníacos.

Nota do editor: Viracocha significa "aquele que vira o mundo de cabeça para baixo", combina perfeitamente com a descrição de Vaman Dev por que com seus 3 pequeninos passos ele deu uma volta no planeta terra, nos três mundos (superior e inferior) e ao final não tendo onde apoiar seu terceiro passo, Bali Maharaj ofereceu sua própria cabeça para ser pisada, como forma de demonstrar rendição e aceitação da divinidade de Vamana Dev. Nas representações de Viracocha vemos que suas pernas são pequeninas, lembramos que nesse passatempo de Vamana Dev, Sri Visnu assumiu a forma de um brahmana anão para acabar com o reinado demoníaco de Bali Maharaj e seus descendentes que estavam causando desarmonias no universo.

Explicação de quem é Viracocha, o Deus Inca
"é a divindade invisível, criadora de toda a cosmovisão inca, considerado como o esplendor original, o Senhor, Mestre do Mundo, sendo o primeiro deus dos antigos tiahuanacos, que provinham do lago Titicaca, de cujas águas teria surgido, criando então o céu e a terra. É o arquétipo da ordem do universo no ser humano. "
Viracocha, assim como outras deidades, era nômade e tinha um companheiro alado - o pássaro Inti, uma espécie de ave mágica, conhecedora do presente e do futuro, representada nos mitos orais como um colibri com asas de ouro (Quri qinqi) - impossível não associar a Garuda, o carregador de Visnu, uma águia.

Na mitologia inca atribui-se a este deus todo-poderoso a faculdade de dirigir a construção de tudo que é visível e invisível. Organizando o universo em três mundos relacionados entre sí, em dualidade e harmonia.

  • Hanan Pacha: o mundo de acima, habitam os seres celestes, constelações, astros, raios, estrelas, arco-íris, nuvens.
  • Kay Pacha: o mundo daqui, convivem os seres terrestres, as montanhas, os lagos, os homens, os animais, as plantas.
  • Uchu Pacha: o mundo subterrâneo, vivem os mallquis que são as sementes, os ancestrais enterrados para que na terra nasçam os homens novos.
Estes mundos estão relacionados através da Yacumama e Sachamama que os atravessam:

  • Yacumama é o poder das águas e da fecundidade. No mundo de acima é o raio, no mundo terreno é o rio, e no subterrâneo é a serpente.
  • Sachamama é o poder da fertilidade, que no mundo de acima é o arco-íris, aqui no terrestre é a árvore, e no subterrâneo é a serpente de duas cabeças, uma em cada extremidade.
 *******************************************************************************

Este é apenas um resumo do estudo feito a partir de versos, artigos e livros encontrado nos Vedas, e também de comentários de especialistas sobre a conexão das evidências védicas com os mistérios atuais. Para maiores informações, artigos, explicações entrem em contato com o autor do artigo, Baladev das, através de nabadvip@gmail