Sobre Sri Balarama

  Alguns Vraja basis mantem a opinião que Baladeva apareceu depois de Krishna. Eles dizem que Krishna apareceu no astami e Baladeva apareceu depois de Krisna em Catra no próximo sexto dia da lua. Entretanto os goswamis (Jiva, Rupa e Sanatana) não concordaram com este ponto. Eles explicaram que Sri Baladeva tivesse aparecido no sexto dia da lua depois, então Krishna seria o irmão mais velho. Sendo assim Sri Jiva Goswami cita no se Vaisnava Tosani que de acordo com o Srimad Bhagavatam Krishna e Baladeva foram nomeados juntos por Garga Acarya no mesmo dia. Eles estavam engatinhando ao mesmo tempo, sua annaprasada (ceremonia com mahaprasada entre o 6 e 8 mês) também foi praticado no mesmo dia. Quando Krishna nasceu em Gokula, Baladeva primeiramente o viu, este foi o primeiro momento em que Baladeva abriu os olhos, então nesse momento mãe Yasoda e Rohini ficaram muito satisfeitas.balaram

Retirado de: http://www.vrindabhumi.com/pt/aula-festival/krishna-yoga-brazil-balaram/
Alguns dizem que Baladeva prabhu e Krishna tomaram nascimento em Mathura mas este entendimento pertence às pessoas ordinárias e não aos rasikas e tattva jnana bhaktas, eles tem uma diferente opinião. No Srimad Bhagavatam e Hari-vamsa purana está dito que Devaki é outro nome para Yasoda, isto está escrito em muitos Puranas e especialmente no Hari Vamsa.
Não existiu nascimento em Mathura, Krishna apareceu ali como Visnu , como param Brahman como um jovem de 16 anos. Em Mathura ele apareceu na forma de Vasudeva , ele tinha suas quatro mãos a segurando seu sanka, gadha,cakra e padma. Ele tinha um cabelo longo e ondulado e estava adornado com ornamentos de ouro. Bhagavam nunca aceita nascimento, mas Krishna não é apenas Bhagavam, mas Ele é Svayam Bhagavam. Srila Visvanatha Cakravarti Thakura tem escrito o Sloka que revela a opinião de Mahapŕabhu: Primeiro que tudo Krishna é Vrajendra nandana o filho de Yasoda e Nanda maharaja. Ele é nossa aradhya a deidade suprema adorável, sua morada Vrindavana é adorável da mesma foma. Essa é a ideia de Mahaprabhu, que Krishna não é filho de Vasudeva e Devaki, Ele é simplesmente o filho de Yasoda e Nanda baba.
Assim como Krishna toma nascimento em Gokula, Baladeva prabhu também toma nascimento somente em Gokula. Ele apareceu do ventre de Devaki no parto, mas verdadeiramente ele nasceu no ventre de Rohini em Gokula. Rohini devi foi uma das muitas esposas de Vasudeva em Mathura. No Gopala campu está citado que quando Vasudeva e Devaki estavam na cadeia de Kamsa , ela foi a visitá-los e servi-los , em uma visita ela ficou gravida e Devaki também concebeu seu filho no mesmo momento. Balarama entrou no seu ventre e sua porção plenária foi ao ventre de Devaki. 

Depois de dois ou três meses, para proteger a Rohini das atrocidades de Kamsa, Vasudeva a enviou para viver em Vrindavana, na casa de Nanda Baba e Yasoda. Yoga maya inspirou ele a fazer isso, depois que a expansão plenária de Baladeva ficou no ventre de Devaki por seis meses, yoga maya levou ele de seu ventre para Gokula, onde ela o colocou no ventre de Rohini e ambas porções plenárias e a porção original de Baladeva ficaram imersas alí. Oito meses depois Rohini teve seu filho. Em total Baladeva ficou no seu ventre por 14 meses.
Quando Krishna apareceu como Vasudeva, Vasudeva e Devaki oraram para Ele, por favor apareça como uma criança comum e nós então podemos tentar salvá-lo. Em aquele momento Krishna o qual tinha nascido do ventre de Yasoda veio para Mathura e tomou Catur bhuja ambos misturando-se. Vasudeva tomou este bebe Krishna e o levou para Gokula, deixou ele lá e pegou Yoga maya .
Da mesma forma deveríamos entender que a expansão plenária de Baladeva o filho de Rohini estava presente no ventre de Devaki e por arranjo de Yogamaya foram levados para Gokula.
Não existe diferencia entre Krishna é Baladeva, Krishna é Svayam Rupa e Baladeva prabhu é isto tambem, mas memso assim Ele é o prakasa de Krishna ou sua manifestação e a única diferencia está na sua cor e parafernália. Baladeva nunca carrega seu arado e sua masa em Vraja e mesmo Krishna nunca carrega nenhuma arma alí. Ele apenas carrega sua vamsi e Bladeva prabhu carrea apenas seu Sringara (Berrante de búfalo). Algumas vezes Baladeva também carrega a Vamsi, mas a Vamsi não é proeminente. Krishna também carrega o berrante, mas a Vamsi é proeminente.
Baladeva não mantrm a masa e o arado porque em Vraja estes não tem nenhuma utilidade, ali todas as lilas são Madhurya, Ele não é casado em Vraja nem Krishna abertamente mas ambos se ocupara em doces lilas ali.
Krishna é feito de sat cit ananda. O significado de sat é sattva a potencia existente, cit alí significa bhava, as emoções transcendentais amorosas manifestadas nas 5 rasas. No sentido ordinário isso é aceito como jnana ou conhecimento mas não existe o sentido de jana em Vrindavana
Sat é a potencia de existência, a jiva também é sempre existente, mas Baladeva é o mestre de tudo, Ele é a personificação de sat, Ele é a potencia original de existência. Nós vemos Krishna, nós vemos sua flauta , nós vemos rodos os Vraja vasis, nós vemos este mundo e todas as jivas, todas são expansões de Baladeva prabhu. Sem Baladeva não poderiam existir os passatempos de Radha Krishna e as gopis, nem a terra de Vrindavana, porque elas são a sua potencia de existência. Todos os associados em santa, sakhya, dasya e vatsalya são manifestações de Baladeva. Em relação a madhurya rasa, as gopis são manifestações de Radhika. Baldeva serve em todas as rasas menos em madhurya rasa, ali ele serve como ananga manjari.
A cauça de todas as jivas é Baladeva prabhu, em Vraja as jivas se manifestam da forma original de Baladeva, eles nunca vem a este mundo , eles estão sempre servindo a Radha Krishna em Madhurya rasa ou sakhya rasa. De Baladeva vem mula Sankarsana e inumeras jivas vem de Baladeva dessa forma (Sankarsana). De sankarsana chega mahasankarsana em Vaikunta, ele manifesta as mukta jivas ali e eles eternamente servem a Rama, Nrisimha, kalki, Vamana e outras encarnações svamsa. De Mahasankarsana vem karanodaksayi visnu da região de tatasta e ele manifesta as tatasta jivas entre elas algumas se tornam livres de maya e outras se tornam badha jivas (almas condicionadas), dessa forma nós vemos que todos os tipos de jivas vem de Baladeva .
Se fala dessa forma nas escrituras, mas na verdade não existe nascimento para as jivas, elas são eternas assim como Baladeva prabhu.