Maha Mantra por Srila Bhaktivinoda Thakura



Cada par de nomes corresponde a um sloka do Siksastakam. O significado dos oito pares de nomes do mantra é o seguinte:

Hare Krsna: significa o subjugador da ignorância e a execução de nama-sankirtana com fé.
Está associado com o primeiro sloka do Siksastakam.

Hare Krsna: indica que o nome está cheio de potência. Devemos nos apegar a realizar bhajan refugiando-nos no nome na companhia dos sadhus. Gradualmente, por executar bhajan, os anarthas se destroem. Quando estes se acambam, nistha (fé firme) é desenvolvida.
Se associa com o segundo sloka: namnamakari bahudha nija-sarva-saktis.

Krsna Krsna: indica a companhia de devotos puros e se manter fixo com firme fé durante todo o dia e a noite. O estado de “nistha” ou firmeza. nistha-bhajan.
Ou seja: kirtaniya sada harih, cantar sempre o santo nome.

Hare Hare: desperta a devoção imotivada junto a um prazer por nama-sankirtana. Isso é Krsna-asakti, ou seja, apego por Krsna. Não querer nada mais que o serviço puro e imotivado à Krsna.
na dhanam na janam na sundarim.

Hare Rama: representa a atração pelo serviço puro, juntamente com a memória do santo nome como indicado na Siksastaka. O conhecimento de nossa eterna posição como servos de Krsna.
ayi nanda-tanuja kinkaram.

Hare Rama: o canto no estado inicial de emoção transcendental que conduz ao desapego e ao completo apego por Krsna. Indica a aparição de bhava, as emoções extáticas.
nayanam galadasrudaraya.

Rama Rama: desperta o apego pela doçura do rasa conjugal, o refúgio dos pés de lótus de Srimati Radharani e os sentimentos de separação.
yugayitam nimesena.

Hare Hare: leva à realização do objetivo de vida, o serviço amoroso a Radha e Krishna, seguindo a modalidade das gopis de Vrindavan, através das oito divisões do dia e da noite.