Vulcão Dourado de Amor Divino - Cap. 2 - A Encarnação Misteriosa



A
Encarnação
Misteriosa

Sri Chaitanya Mahaprabhu foi viver em Jagannatha Puri após aceitar sannyasa. Lá, Ele converteu o maior erudito da época, Sarvabhauma Bhattacharya. O grande erudito Sarvabhauma Bhattacharya questionou seu cunhado Gopinatha Acharya sobre o avatara da presente era de kali-yuga. Gopinatha viveu em Navadwip e era seguidor de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Sarvabhauma tinha começado a glorificar Sri Chaitanya Mahaprabhu do seu jeito, como se Ele fosse um belo homem e um grande erudito.
Ele disse: "Sinto uma atração muito forte por Ele. Mas não achei muito aconselhável que Ele tivesse aceitado sannyasa, a ordem de vida renunciada, tão jovem ainda. Ele tem uma vida muito longa pela frente, como será capaz de manter a dignidade da vida de sannyasi, uma vida de renúncia? Não posso cruzar os braços. Gosto muito desse rapaz. Vou tentar ajudá-Lo como um guardião, para que Ele não perca Seu prestígio ao abandonar sannyasa, atraído pelo encanto dos prazeres mundanos".
Gopinatha não pôde tolerar mais toda essa conversa de guardião. Ele disse a Sarvabhauma: "Esse jovem belíssimo e atraente que é muito erudito, atraiu sua atenção, e quer ser Seu guardião para manter a pureza da vida Dele. Acha que tem de ajudá-Lo? Que quer dizer com tudo isso? Não sabe que Ele é realmente a encarnação do Supremo para esta era? Ele é o avatara de kali-yuga; Ele inaugurou o yuga-dharma de nama-sankirtana em Navadwip, e Sua aparição é mencionada nas escrituras". Sarvabhauma replicou: "Não, não! Não está falando com uma pessoa comum. Não ache que pode dizer qualquer coisa que bem entende e eu vou aceitar. Sou uma casca de noz dura de quebrar. Que está dizendo? Não existe kali-yuga-avatara. Um dos nomes de Vishnu mencionado no visnu-sahasra-nama do Mahabharata é Triyuga, o Senhor que aparece em três eras apenas. Isso significa que o Senhor não tem encanação em kali-yuga exceto Kalki, que é uma encarnação de passatempo e não yugavatara, a encarnação da era". Gopinatha replicou: "Você se acha tão erudito, embora tenha estudado todas as escrituras, e é tão orgulhoso de seu conhecimento, ainda assim não tem conhecimento sobre o Mahabharata e Srimad Bhagavatam que são as escrituras principais dos seguidores dos princípios eternos da religião".
"Não Homem - Mas Deus"
Nisso, Gopinatha Acharya citou partes do Srimad Bhagavatam e Mahabharata (krsna-varnam tvisa'krsnam, suvarna varna hemango). Assim, confirmou seu ponto: "Encontramos aqui o avatara direto para a era de Kali. Ele apareceu para propagar nama-sankirtana. Ele não é um homem, mas o Senhor Supremo, Krishna em pessoa". Sarvabhauma disse: "Não, não, vá embora, cuide da sua vida. Nem pense em me instruir". E assim eles argumentaram.
Algum tempo depois, Sarvabhauma Bhattacharya disse a Sri Chaitanya Mahaprabhu: "Gostaria de Lhe ensinar filosofia Vedanta. para que possa manter o padrão de Sua renúncia. Vou Lhe ensinar que este mundo é nada e assim não sentirá nenhuma atração para entrar na vida mundana". Sri Chaitanya Mahaprabhu disse: "Sim, você é Meu guardião. Farei tudo que disser. Virei aprender filosofia Vedanta com você no horário que for conveniente".
Gopinatha Acharya disse a Sri Chaitanya Mahaprabhu: "Sarvabhauma fala assim pois não conhece Sua identidade verdadeira". Sriman Mahaprabhu respondeu: "Por que está contra ele? Ele é Meu guardião. Ele foi colega de escola do Meu pai e sente muito afeto por Mim. Ele se assume como Meu guardião e se preocupa com Meu bem-estar por afeto. Não vejo nenhum mal nisso".
Sete Dias de Silêncio
Poucos dias depois, Sri Chaitanya Mahaprabhu começou a ouvir o Vedanta de Sarvabhauma Bhattacharya. À medida que Sarvabhauma falava, Ele silenciava como um menino bem comportado, como se ouvisse numa atitude submissa. Mas após ensinar Sri Chaitanya Mahaprabhu por sete dias, Sarvabhauma ficou meio duvidoso. Ele pensou: "O que acontece? Sou tão erudito em Vedanta e lógica, dou o melhor de mim com toda minha inteligência, para apresentar a Ele o significado profundo do Vedanta, mas não obtenho nenhuma resposta. Ele fica quieto apenas a ouvir meu discurso como se fosse surdo-mudo. Não posso afirmar que Ele não entende, pois possui intelecto aguçado. Estou certo disso; ainda assim, Ele não manifestou nenhuma apreciação ou resposta até agora. Ele não faz nenhuma pergunta nem indica se entende ou não - nenhum sinal. Que estou fazendo então"? Ele não pôde agüentar mais, e perguntou diretamente ao Senhor: "Expliquei a Você o significado profundo do Vedanta por mais de sete dias. Muitos sannyasis vêm a mim para aprender sobre o Vedanta, mas Você não tem nenhuma pergunta sobre o que falei, sobre minha explicação? Mantém um silêncio estranho e maravilhoso. Qual é o motivo"?
Erudição Ateísta
Aí, Sri Chaitanya Mahaprabhu Se revelou. Ele disse: "Sarvabhauma, o que explica é baseado na filosofia de Shankara, mas Eu ouvi que Shankara escondeu o verdadeiro significado do Vedanta por ordem do Senhor. Seu autor, Vyasadeva, é uma pessoa plenamente teísta, que preparou o Vedanta, mas o que você diz é totalmente baseado em erudição ateísta".
Sarvabhauma era uma pessoa muito inteligente. Ele compreendeu: "Ele quer me dizer numa forma muito gentil, que tudo o que expliquei é falso. Trabalhei atenciosamente para explicar Vedanta ao máximo de minha capacidade nos últimos sete dias, e agora Ele mostra Sua verdadeira face e diz que o que expliquei é falso. Como Ele pôde dizer isso?" Mesmo assim, Sarvabhauma com alguma hesitação perguntou educadamente a Sriman Mahaprabhu: "Você disse que tudo o que expliquei nos últimos sete dias é sem substância e irreal. Se é assim, será que pode dar o significado adequado? Se é tudo impróprio e falso, então qual é o verdadeiro significado do Vedanta"? Sri Chaitanya Mahaprabhu respondeu humildemente: "Se Me ordena para explicar o Vedanta, tentarei. Os sutras ou códigos do Vedanta brilham por si próprios. Eles são auto-evidentes. Mesmo a própria leitura dos sutras conduz a Parabrahman, Krishna". Sri Chaitanya Mahaprabhu começou com essa introdução. Ele disse que o Srimad Bhagavatam é a verdadeira explicação e comentário sobre o Vedanta. O Garuda Purana diz:
artho'yam brahma sutranam
bharatartha-vinirnayah
gayatri bhasya rupo 'sau
vedarthah paribrimhitah
"O Srimad Bhagavatam representa o verdadeiro significado do Vedanta-sutra. O Mahabharata é um épico de cem mil versos, a grande História do mundo. É muito difícil extrair seu significado verdadeiro, apesar disso, o Srimad Bhagavatam veio para trazer seu significado verdadeiro. O Gayatri mantra é a mãe de todo conhecimento Védico. O Srimad Bhagavatam apresenta a essência do Gayatri numa forma plenamente madura. Também no Srimad Bhagavatam se encontram as verdades suplementares dos Vedas". Por isso, o Vedanta tem de ser explicado na linha da verdade expressa no Srimad Bhagavatam. O verdadeiro significado só pode ser entendido assim.
O Anseio das Almas Liberadas
Quando Sriman Mahaprabhu mencionou o Srimad Bhagavatam, Sarvabhauma, como um grande pandita, não pôde negar sua validade. Ele disse: "Sim, eu também gosto do Srimad Bhagavatam. Gosto de um belíssimo verso em especial". Então, Sarvabhauma para recuperar seu prestígio começou a explicar o verso atmarama do Srimad Bhagavatam (1.7.10):
atmaramas ca munayo
nirgrantha apy urukrame
kurvanty ahaitukim bhaktim
ittham-bhuta guno harih
"Até mesmo as almas liberadas totalmente satisfeitas no eu sentem uma atração irresistível pelas qualidades super-excelentes de Krishna e se rendem a Ele com devoção imaculada".
Sarvabhauma explicou o verso em nove maneiras diferentes enquanto Sri Chaitanya Mahaprabhu, como antes, ouviu silenciosamente. Sarvabhauma pensou que havia recuperado sua posição até certo ponto quando terminou sua explicação. Mas, por cortesia, perguntou a Sri Chaitanya Mahaprabhu: "Está satisfeito com essa explicação? Se pode dar alguma luz a mais para esse verso, ouvirei". Sri Chaitanya Mahaprabhu disse: "Se Me ordena, tentarei". Então, Ele deu dezoito explicações diferentes para o verso, sem contar com as nove dadas por Sarvabhauma.
Sarvabhauma, enquanto ouvia a explicação de Sri Chaitanya Mahaprabhu, percebeu que perdia terreno. Seu orgulho estava derrotado. Ele pensou abismado: "Esse jovem, esse rapazinho, não é uma pessoa comum. Nenhum intelecto comum pode refutar meus argumentos. Ele deu dezoito explicações maravilhosas sobre o verso, e deixou de lado todas as minhas tentativas de explicá-lo. O que é isso? Essas explicações consistentes, irresistíveis, devocionais e belas ultrapassaram todas que explanei com grande energia e esforço. Nenhum ser humano pode ultrapassar minhas explicações. Nenhum intelecto humano pode superar o meu. É outro tipo de explicação. Completamente abrangente. Mas vem desse rapazinho? O que está acontecendo"?
Revelação Mística
Ele perdia a autoconfiança gradualmente e ficou derrotado, Aí, lembrou-se de quando Gopinatha Acharya disse que Sri Chaitanya Mahaprabhu não era um ser humano e pensou: "Não é possível que um ser humano explique as coisas desse jeito. Isso é algo sobrenatural". Então Sri Chaitanya Mahaprabhu revelou a Sarvabhauma Sua posição espiritual como Narayana e Krishna combinados. Sarvabhauma viu tudo isso em transe e caiu aos pés do Senhor, quase que perdeu a consciência.
Quando despertou do transe, viu que o rapaz continuava sentado como um aluno com grande humildade. Então, Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou: "Posso ir por hoje"? Sarvabhauma disse: "'Sim, pode ir agora". O Senhor foi embora e Sarvabhauma permaneceu lá. Ele se recobrou após algum tempo e começou a pensar: "O que acabei de ver? Narayana de quatro braços e depois Krishna a tocar flauta! Não fui derrotado por um ser humano, esse é o meu consolo". Sarvabhauma se tornou um homem mudado e compôs dois versos:
vairagya-vidya-nija-bhakti-yogasiksartham
ekah purusah puranah
sri-krsna-caitanya-sarira-dhari
krpambudhir yas tam aham prapadye
"Eu me rendo aos pés de lótus de Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu, que é um oceano de misericórdia. Ele é a Personalidade de Deus Original, Krishna, e veio para nos ensinar o verdadeiro significado da renúncia e da devoção a Ele".
kalan nastam bhakti-yogam nijam yah
praduskartum krsna-caitanya-nama
avirbhutas tasya padaravinde
gadham gadham liyatam citta-bhrngah
"Que a abelha da minha mente mergulhe fundo nos pés de lótus de Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu, que é a Suprema Personalidade de Deus, Krishna em pessoa. Ele apareceu para reviver o caminho da devoção imaculada, que foi quase perdida devido à ação do tempo".
Um Sabor Supremo
Os dois versos foram compostos por Sarvabhauma Bhattacharya para indicar que Sri Chaitanya Mahaprabhu é o Senhor Supremo em pessoa. No dia seguinte, logo cedo na manhã, Sriman Mahaprabhu foi até a casa de Sarvabhauma com algum prasadam do templo de Jagannatha, enquanto ele ainda dormia. E gritou bem alto: "Sarvabhauma - que prasadam maravilhoso Eu tenho aqui! É um sabor extraordinário. Por favor, coma. Eu vim até aqui para trazer para você este prasadam". Sarvabhauma se levantou quando o Senhor lhe ofereceu o prasadam, e não pôde fazer nada além de comer sem nem mesmo ter lavado a boca. Um brahmana-pandita geralmente logo cedo faz primeiro a higiene bucal, toma banho, oferece várias preces e só depois é que vai comer prasadam. Mas o que Sarvabhauma podia fazer quando Sri Chaitanya Mahaprabhu veio pessoalmente lhe oferecer prasadam com Suas próprias mãos? Ele tinha que aceitar aquele prasadam. Sri Chaitanya Mahaprabhu disse: "Nós já experimentamos o sabor de tantas coisas antes, tal como ghi, arroz, doces e temperos. Nós já sabemos o sabor que têm, mas este é maravilhoso. Tocou os lábios de Krishna em pessoa. É extraordinariamente maravilhoso e saboroso". Sarvabhauma começou a comer o prasadam e pronunciou alguns mantras:
suskam paryusitam vapi
nitam va dura-desatah
prapti-matrena bhoktavyam
natra kala-vicarana
"Deve-se comer o mahaprasada de Sri Krishna tão logo é servido, sem consideração a tempo ou local, mesmo que esteja seco, passado, ou trazido de um país distante".
na desa-niyamas tatra
na kala-niyamas tatha
praptam annam drutam sistair
bhoktavyam harir abravit
"O prasadam de Sri Krishna deve ser comido por cavalheiros logo que servido, sem hesitação. Não existem princípios reguladores referentes a tempo e local. Essa é a ordem da Suprema Personalidade de Deus".
"Hoje, Eu Conquistei o Mundo"
Ele comeu o prasadam, e o Senhor e Seu servo se abraçaram e começaram a dançar em êxtase. Sintomas extáticos apareciam nos dois, à medida que dançavam. Eles transpiravam, tremiam e derramavam lágrimas. Sri Chaitanya Mahaprabhu disse, absorto em amor extático: "Hoje, Eu conquistei o mundo inteiro, converti um erudito como Sarvabhauma Bhattacharya. Agora ele tem tanta fé no mahaprasada, que comeu o prasadam mesmo sem ter executado rituais Védicos. Minha missão foi cumprida"!
Daquele dia em diante, Sarvabhauma Bhattacharya não conhecia nada além dos pés de lótus de Sri Chaitanya Mahaprabhu, e só conseguia explicar as escrituras com a conclusão da devoção. Gopinatha Acharya começou a dançar e aplaudir, ao ver que Sarvabhauma Bhattacharya tinha se tornado seguidor de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Ele disse: "Bem, Sarvabhauma, o que você acha agora"? Sarvabhauma respondeu: "Gopinatha, você é o meu verdadeiro amigo, foi por sua graça que recebi a misericórdia de Sri Chaitanya Mahaprabhu".