Vulcão Dourado de Amor Divino - Cap. 3 - O Amigo dos caídos



O
Amigo
dos Caídos

Embora seja obrigação da justiça procurar qualificações, a misericórdia não tem tais limites. A misericórdia divina não liga para nenhuma qualificação e está sempre pronta para compensar os fracos e desqualificados. Só existe um requisito: Nossa ansiedade sincera em receber tal misericórdia. O Sri Chaitanya Charitamrita (Madhya 8.70) diz:
krsna-bhakti-rasa-bhavita matih
kriyatam yadi kuto'pi labhyate
tatra laulyam api mulyam ekalam
janma-koti-sukrtair na labhyate
"Não se pode obter serviço devocional puro a Krishna mesmo se executar atividades piedosas por milhões de nascimentos. Ele só pode ser comprado por um único preço: Ansiedade intensa. Deve-se comprá-lo imediatamente onde quer que esteja disponível". Nenhuma qualificação da vida passada vai ajudar a obtenção da consciência de Krishna; somente avidez e fé são importantes.
E, qual é o efeito da consciência de Krishna?
bhidyate hrdaya-granthis
chidyante sarva-samsayah
ksiyante casya karmani
mayi drste'khilatmani
"Nossa aspiração interna por rasa, êxtase, está enterrada no coração, e o coração está preso e selado. Mas ouvir e cantar as glórias de Krishna quebra o selo do coração, o coração desperta e se abre para receber Krishna: O reservatório de prazer, êxtase em pessoa (raso vai sah, akhila rasamrta murtih)". (Bhag. 1.2.21)
O Coração Deseja Êxtase
A preocupação do nosso coração é com êxtase, graça e doçura. E isso é sentido pelo coração, não pelo cérebro, por isso, o coração é mais importante. O próximo efeito é sentido no plano do conhecimento. A suspeita some quando se obtém doçura divina (rasa-varjam raso'pi asya param drstva nivartate). Todas as dúvidas são dissipadas quando se sente o sabor do verdadeiro êxtase (rasa). O coração fica capturado pelo sabor da consciência de Krishna, e quando o coração está capturado, o êxtase de amor ao Supremo, prema, começa a fluir. O coração satisfeito diz: "É isso que eu sempre procurei"! O cérebro pensa em seguida: "Sim, não pode haver dúvida, esse é o objetivo mais elevado de nossas buscas. Dissolva todo o resto". O coração diz: "Obtive prema, amor divino - o que existe de mais sublime! Pare todos trabalhos de agora em diante". Então, o karma fechará todos seus escritórios. O primeiro resultado é que o coração desperta quando entra em contato com a consciência de Krishna. O cérebro aprova quando o coração está capturado, e nosso karma energizado em direção errada pára. Consciência de Krishna é a verdadeira riqueza do coração.
A característica da misericórdia divina é se expandir sem levar em conta nenhuma lei. A única consideração é nossa ânsia em aceitá-la. A misericórdia é oferecida assim: "Você quer"? Se simplesmente concordarmos: "Sim, é maravilhoso e muito saboroso", aí poderemos tê-la. Se nossa prece for genuína, não precisaremos de mais nada. É uma transação simples. Se queremos, obtemos. A consciência de Krishna é muito simples. Se a pessoa é qualificada ou desqualificada não é importante. Qualquer um que simplesmente a deseja, vai tê-la.
O que vai ser daqueles que não querem esta dádiva divina? Sri Chaitanya Mahaprabhu distribuiu misericórdia especial para eles através de Seu mais magnânimo propagandista. Sripada Nityananda Prabhu não permite que escapem nem mesmo os que querem evitar a consciência de Krishna. Se alguém diz: "Eu não quero isso", Nityananda Prabhu não vai permitir. Ele dirá: "Não! Você tem que querer. Eu lhe peço insistentemente - aceite! Use-a e será capaz de sentir o valor da consciência de Krishna".
Um comerciante hábil distribui amostras de seu produto aos clientes para conquistar o mercado, ele diz: "Pegue um grátis! Não precisa pagar, estou distribuindo. Experimente e aprecie - depois, compre"! E todos acabam por comprar mesmo.
"Por Favor, Aceite Gauranga!"
Nityananda Prabhu, de forma semelhante, viajou pela Bengala fazendo Seu humilde apelo. Nítyananda Prabhu batia à porta de Seus clientes, caia a seus pés e implorava: "Por favor, aceite! Não Me rejeite, não Me mande embora. Por favor, faça o que digo. Volte toda sua atenção para Gauranga que obterá beneficio muito além da expectativa". Ele derramava lágrimas, rolava no chão da porta, e dizia: "Está hesitante em aceitar, mas Eu imploro, aceite! Confie em Mim. Por favor, aceite Gauranga"! Nityananda Prabhu costumava vagar desse jeito pelas duas margens do Ganges, andava daqui para lá, e pregava sobre Sri Chaitanya Mahaprabhu.
Nityananda Prabhu só conhece Gauranga. Ele é representado no krsna-lila como Baladeva. Baladeva realizou o rasa-lila aparentemente, mas no coração Ele organizava o rasa-lila para Krishna. Os peritos da devoção vêem como Sua característica principal o fato de estar sempre dedicado a Krishna. Senão Ele não seria Baladeva. Ele não tem aspirações para desfrute pessoal, cada átomo de Seu corpo está sempre ansioso em fazer arranjos para o prazer de Krishna, Similarmente, cada átomo do corpo de Nityananda Prabhu é uma substância transcendental consciente. E o objetivo de cada átomo de Seu corpo é exclusivamente o serviço e satisfação de Sri Chaitanya Mahaprabhu.
"Desça do Trono"!
Certa vez, a mãe de Mahaprabhu, Shachidevi, sonhou que Krishna e Balarama estavam sentados num trono, e Nityananda Prabhu dizia a Baladeva: "Desça do Seu trono! Seus dias terminaram. Agora, Meu Senhor Gauranga será empossado". Baladeva recusou: "Não, Eu tenho o Meu Senhor - Krishna". Eles brigaram, mas Nityananda Prabhu era mais forte e tirou Baladeva do trono, dizendo: "Seu tempo acabou. Agora é a vez do Meu mestre, Gauranga. Você é um transgressor, um usurpador - tem que descer". Assim, Baladeva não pôde derrotar Nityananda, que O tirou do trono.
Essa é a natureza da relação de Nityananda Prabhu com Sri Chaitanya Mahaprabhu. Ele não tem nada pessoal, tudo para Ele é Sri Chaitanya Mahaprabhu. Nityananda Prabhu está para Sri Chaitanya Mahaprabhu assim como Baladeva está para Krishna. O objetivo do advento de Sriman Mahaprabhu é distribuir o serviço devocional de Vrindavana o mais generosamente possível.
Por outro lado, Nityananda Prabhu costumava cantar:
bhaja gauranga, kaha gauranga laha gauranger nama,
yei jana gauranga bhaje sei amara prana
"Adore Gauranga, fale sobre Gauranga, cante o nome de Gauranga. Quem quer que adore Sri Gauranga é Minha vida e alma".
Nityananda Prabhu deu o máximo de Si para fazer com que as pessoas em larga escala aceitassem Sri Chaitanya Mahaprabhu. O que dizia Ele? – "Venha direto para a campanha de Sri Chaitanya e seguramente alcançará Vrindavana".
É claro que Navadwip, a morada de Sri Chaitanya Mahaprabhu, não é menos valiosa do que Vrindavana, a morada de Krishna. O mesmo rasa encontrado em Vrindavana está presente em Navadwip numa outra forma. Alguns devotos têm uma atração especial por vrndavana-lila e outros, por navadvípa-lila, um terceiro grupo representa os dois campos, mas Navadwip é mais generosa. Os passatempos de Krishna em Vrindavana estão confinados a um círculo confidencial, mas em Navadwip, esses passatempos são distribuídos. Gaura-lila é mais generoso do que krsna-lila.
Krishnadasa Kaviraja Goswami explica sua concepção sobre a diferença entre krsna-lila e gaura-lila no Chaitanya-charitamrita (Madhya 25.271):
krsna-lila amrta-sara, tara sata sata dhara,
dasa-dike vahe yaha haite
se caitanya-lila haya, sarovara aksaya,
mano-hamsa caraha' tahate
"Não há dúvida de que o sabor mais nectáreo de rasa se encontra em krsna-lila. Mas o que é gaura-lila? O néctar de krsna-lila não fica confinado a um círculo restrito em gaura-lila, mas é distribuído por todos os lados. É como se centenas de córregos fluíssem dos dez lados do lago nectáreo de krsna-lila".
Nosso maior anseio deve ser alcançar o serviço a Srimati Radharani, mas, de início, devemos nos aproximar de Sri Nityananda Prabhu através de Sua representação manifesta, o Guru. Nityananda Prabhu consolida a base que nos fará progredir na devoção. Progresso rápido sem uma base sólida conduz à uma reação negativa, portanto, a misericórdia de Nityananda Prabhu é nossa necessidade primordial. Essa aproximação vai culminar no serviço à Srimati Radharani (nitaiyer-karuna habe braje radha-krsna pabe).
Filosofia Gaudiya Vaishnava significa reinstalar-se como servo do servo ao extremo. Nosso propósito não é nos tornarmos unos com Krishna - receber serviço - queremos prestar serviço. A parte predominada da Verdade Absoluta é potência negativa - a energia que serve - e a parte predominante recebe o serviço. Nosso melhor interesse será obtido quando alcançarmos nossa posição na linha dos servidores da parte negativa predominada, conforme nossa natureza constitucional, sem nos considerarmos unos com a parte positiva predominante.
Despertamos atração por Sri Gauranga pela graça de Nityananda Prabhu, quando recebemos a graça de Sri Gauranga, obtemos satisfação plena no mais alto estágio. Essa é a melhor forma de se aproximar de Radha-Govinda. Se tentarmos alcançar Radha-Govinda de alguma outra maneira, a tentativa será naturalmente artificial e defeituosa. Será extremamente difícil nos aproximarmos de Radha-Govinda diretamente, ao evitar Sri Gauranga.
Um Investimento em Navadwip
Por isso, devemos investir toda nossa energia no serviço a Gauranga. Aí, veremos nossa elevação automaticamente ao mais alto nível. Prabodhananda Sarasvati Thakura ora (Sri Chaitanya Chandramrita, 88):
yatha yatha gaura padaravinde
vindeta bhaktim krta punya rasih
tatha tathotsarpati hrdy akasmat
radha padambhoja sudhambhurasih
À medida que nos devotamos aos pés de lótus de Sri Gauranga, alcançamos automaticamente o serviço nectáreo à Srimati Radharani em Vrindavana. Um investimento em Navadwip Dhama leva a pessoa automaticamente para Vrindavana. Como irá até lá, será desconhecido para ela. Mas os afortunados investem tudo no serviço a Gauranga. Se fizerem isso, descobrirão que tudo foi oferecido automaticamente, aos pés divinos de Srimati Radharani. Ela os aceitará em Seu serviço confidencial e os ocupará, ao dizer: "Ó, você tem uma boa recomendação de Navadwip, vou designá-lo imediatamente para este serviço". Srimati Radharani está inclusa na forma de Gauranga junto com o elemento da magnanimidade. Não se pode considerar nenhum sensualismo egoísta nos passatempos de Sri Gauranga, pois Ele aparece como sannyasi e devoto.
É claro que se analisarmos Sri Chaitanya Mahaprabhu, veremos que é Krishna disfarçado de Radharani. Os filósofos impersonalistas afirmam que, quando o negativo se combina com o positivo, tornam-se uma unidade não-diferenciada, mas a filosofia Vaisnava diz que quando os aspectos positivo e negativo do Supremo são combinados, não há perda de personalidade. Ao contrário, o positivo com a aparência do negativo é convertido e começa a procurar por Si mesmo no humor do maior sondador. Quando o positivo e negativo combinam, de acordo com o Vaishnavismo, não entram em equilíbrio, muito pelo contrário, seu caráter dinâmico é mantido A combinação de Radha e Govinda é Sri Gauranga, e podemos nos atrair a Sri Gauranga pela graça de Nityananda Prabhu.
Misericórdia Plenamente Abrangente
A misericórdia de Nityananda Prabhu às vezes excede a misericórdia de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Mahaprabhu algumas vezes não pode aceitar certas almas caídas para não criar um mau precedente - Ele tem que considerar o status e outras coisas. A misericórdia do Senhor Nityananda não se preocupa com nenhuma circunstância desfavorável. Sua misericórdia é esbanjadora e quase cega. Ele não discrimina os diversos níveis de pecadores. Sua misericórdia é plenamente abrangente. Sri Chaitanya Mahaprabhu não pode desprezar uma recomendação Dele. Nityananda Prabhu abriga até mesmo os rejeitados por Sri Chaitanya Mahaprabhu, que gradualmente terá de aceitá-los. Portanto, a graça de Nityananda é maior tanto em magnitude quanto em circunferência, esse é o nosso consolo, pois mesmo as almas mais caídas podem obter a meta suprema por Sua misericórdia.
Sri Chaitanya Mahaprabhu disse certa vez a Seus seguidores: "Mesmo se encontrarem Nityananda Prabhu com uma garota do mais baixo nível, a beber vinho num bar, devem saber que ainda assim, Ele está acima de tudo isso. Aparentemente Ele pode estar ocupado em atividades baixas, mas nunca está implicado. Ele pode parecer estar ligado a tantas atividades inferiores, mas saibam que Ele é reverenciado pelo criador do universo, senhor Brahma, e outros devotos exaltados. A misericórdia de Nityananda Prabhu é tão poderosa, que quem usar um pedaço de Sua roupa interior respeitosamente, será salvo de todas perturbações dos sentidos". Portanto, oremos: "Que minha mente possa aderir em Seus pés sagrados para sempre; presto minhas reverências a Sri Nityananda Prabhu".
Engolido por Maya
Sri Chaitanya Mahaprabhu aceitou sannyasa para o beneficio das almas engolidas por maya, Ele correu atrás das almas caídas para livrá-las da ilusão, dando-lhes o santo nome de Krishna, e Nityananda Prabhu ia atrás Dele como se fosse Sua sombra onde quer que Ele fosse. Ele se rendeu completamente e se identificou com a causa de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Portanto, devemos nos prostrar a Nityananda Prabhu. Sri Chaitanya Mahaprabhu Se concentrou em saborear a doçura do lila de Radha-Govinda, ao mergulhar fundo nessa realidade, e, ao mesmo tempo, queria liberar todas almas cujos corações foram devorados pelas noções falsas de renúncia e exploração; Ele ordenou a Nityananda Prabhu: "Vá para a Bengala e tente liberá-los - dê-lhes o amor divino de Radha e Krishna".
Ordenou que Nityananda Prabhu distribuísse o amor divino de Radha-Govinda, mas em vez disso, Nityananda começou a pregar sobre Sri Gauranga. Ele pensou: "Será melhor se adorarem Gauranga, pois se livrarão das ofensas em suas posições atuais, e assim, alcançarão automaticamente um lugar no lila de Radha-Govinda". Recebeu ordem para pregar o nome de Krishna, mas em vez disso começou a pregar o nome de Gauranga. Portanto, prostremo-nos perante Nityananda Prabhu com toda humildade, para nosso próprio bem-estar.
Oremos: "Ó Nityananda Prabhu, Ó Gurudeva, por favor, dê-me uma gota de fé firme em Sri Gauranga, que é Radha-Govinda combinados, a saborear a doçura do néctar divino dos passatempos de Vrindavana. Dê-me uma gota de fé, para que algum dia eu alcance o amor divino e entre nesse reino".
Se negligenciarmos Nityananda Prabhu e Sri Chaitanya Mahaprabhu, nossa aspiração em servir Radha-Govinda será um sonho, uma abstração da imaginação sem realidade.
Nityananda Prabhu é o refúgio das almas caldas. Ele é o aspecto mais generoso de guru-tattva; devemos baixar nossas cabeças até o chão perante Ele, aceitar Seus pés de lótus e nos render a Ele.
Nityananda Prabhu é representado no reino espiritual de Vaikuntha como Sankarshana, o Senhor Supremo, que é considerado como a base fundamental de tudo o que existe. Toda existência possível é mantida por Sua energia. Nityananda Prabhu é o Baladeva original, a Personalidade de Deus. Portanto, devemos apreciar os passatempos de Nityananda Prabhu com plena consciência da Sua digníssima posição, embora Ele costumasse vagar a esmo, a rolar na poeira com lágrimas nos olhos, e dizia: "Aceite o nome de Gauranga, que estarei vendido a você". Deve ser considerado sob a luz de Sua verdadeira posição dignificada, mesmo que atue nessa posição inferiorizada. Devemos nos render a Ele com essa atitude.
Balarama é representado em vários aspectos em várias partes do mundo espiritual. Ele veio como Nityananda Prabhu junto com Sri Chaitanya Mahaprabhu. A verdade sobre Nityananda Prabhu foi explicada exaustivamente no Chaitanya Charitamrita e no Chaitanya Bhagavata. Ele é descrito como o desfrutador da Sua vida e aquele que saboreia Seus passatempos com Seu irmão mais novo. Devemos nos prostrar a esse Nityananda.
Sri Krishna-prema, amor divino, é uma substância inconcebível, muito agradável e extática. Grandes santos que obtêm um sabor dessa substância maravilhosa abandonam todas aspirações, inclusive a salvação, que é amplamente louvada nos Vedas. Portanto, embora Nityananda Prabhu seja igual a Baladeva, Ele é maior. Por quê? Ele distribui o amor divino.
O que é o amor divino? Ele é muito importante e valioso, está muito além de qualquer outro tipo de conquista, aquele que pode dar o amor divino é muito superior a quem pode dar dever, riqueza, prazer e até mesmo salvação (dharma, artha, kama, moksha). Se concebemos que Krishna é subordinado a Sri Chaitanya Mahaprabhu, então é óbvio que Balarama é subordinado a Nityananda Prabhu. Eles são iguais em todos os aspectos, mas quando adicionamos magnanimidade a Balarama, Ele Se torna Nityananda Prabhu.
Devemos estabelecer primeiramente a posição do amor divino: Os grandes santos descartam a salvação e outras coisas mais, após obterem um pequeno vestígio do amor divino. Após estabelecermos a posição do amor divino, podemos entender que a pessoa capaz de dá-lo deve ser necessariamente superior aos doadores de outras coisas.
Por conseguinte, Nityananda Balarama é superior a Karanodakashayi Vishnu, a Superalma dos universos coletivos; Garbhodakashayi Vishnu, a Superalma deste universo; e Kshirodakashayi Vishnu, a Superalma dos seres vivos. Esse Balarama apareceu aqui como Nityananda Prabhu - não com majestade, grandeza ou poder, mas numa forma humana - para distribuir amor divino. E Ele é aquele que dá Gauranga. Sua grandeza é provada por esse fato. Podemos ter uma melhor compreensão, ao examinar os vários aspectos da Sua vida passo a passo.
Nityananda Prabhu nasceu em Ekachakra, onde passou sua infância. Seus pais, amigos e vizinhos estavam irradiantes de alegria extática, graças a Seus doces passatempos infantis. Ele foi um prazer para a atmosfera de Ekachakra desde Seu nascimento, e passou Seus anos de infância nesse alegre ambiente.
Certa vez, ainda na infância, veio um sannyasi à casa de Nityananda e O pediu em caridade aos pais. O sannyasi viajava por vários lugares de peregrinação e rogou por Nityananda como esmola. Ele O levou como companhia, e Nityananda Prabhu viajou por quase todos os locais sagrados, como seguidor do sannyasi. É dito que esse sannyasi era Madhavendra Puri.
Nityananda Prabhu sentiu internamente o êxtase em Seu coração, e pôde entender certo dia que Sri Gauranga havia começado Seus passatempos de sankirtana em Navadwip. Ele veio à Navadwip Dhama com essa inspiração.
Um Sonho Extraordinário
Mahaprabhu disse a Seus seguidores naquele dia: "Sonhei que um homem extraordinário veio até Minha porta numa quadriga marcada com a bandeira da palmeira de Balarama, e disse: 'Onde é a casa de Nimai Pandita'? Duas, três, quatro - e várias vezes - Ele repetia: 'Onde é a casa de Nimai Pandita'? Essa grande personalidade deve ter chegado a Navadwip na noite passada. Tentem encontrá-Lo". Eles procuraram e procuraram mas não conseguiram achá-Lo em nenhum lugar.
Então Mahaprabhu lhes disse: "Deixem Eu tentar". E os levou diretamente à casa de Nandanacharya. Quando Sri Chaitanya Mahaprabhu e Seus seguidores chegaram lá, viram Nityananda Prabhu sentado na varanda. Quando Nityananda Prabhu viu Sri Chaitanya Mahaprabhu, fitou-O intensamente por algum tempo, absorveu-Se Nele e desmaiou. E assim, num único dia, Ele Se tornou o companheiro mais íntimo de Sriman Mahaprabhu. Quando Sri Chaitanya Mahaprabhu Lhe ordenou para dar a consciência de Krishna a todos, Ele começou a distribuir consciência de Gauranga, amor divino a Sri Gauranga. Esse Nityananda Prabhu é o salvador de todas almas caídas, sem nenhuma discriminação sobre o grau de queda. Portanto, prostremo-nos a Seus pés de lótus.
Certa vez, Sri Chaitanya Mahaprabhu teve uma conversa secreta com Nityananda Prabhu em Jagannatha Puri. Alguns dizem que quando Nityananda Prabhu foi para a Bengala e casou, foi porque Mahaprabhu Lhe pediu para casar. Nossa opinião é porque a assim chamada "classe alta" era muito vaidosa, e Nityananda Prabhu foi instruído para Se aproximar das massas. Foi necessário que casasse, pois Sua ordem era de Se aproximar do povo familiarmente para fins de pregação. Senão, haveria acusações sobre Seu padrão de renúncia devido à mistura com pessoas de família. Ele casou para cumprir esse propósito. Teve que adotar essa política e atitude. E pode ser que tenha sido aconselhado por Sri Chaitanya Mahaprabhu a agir assim, a decisão não foi Dele. É claro que casar ou não casar não significa nada para Ele.
O Bhakti-ratnakara descreve como Ele entrou em contato com Sua consorte eterna, Jahnavadevi. Parece que quando Ele pregava pela Bengala, pregou na casa do pai de Jahnavadevi, Suryadasa Pandita, o irmão de Gauridasa Pandita, que já era seguidor de Gaura-Nityananda. Suryadasa O ajudou intimamente no trabalho de propagação e sua casa era uma boa base. Suryadasa tinha duas filhas e ofereceu uma em casamento a Nityananda Prabhu. Se analisarmos finalmente, Srila Nityananda Prabhu e Srimati Jahnavadevi são companheiros eternos, apesar de que Seu casamento aparentemente aconteceu por necessidade, na realidade era tudo parte de Seu lila eterno.
Há alguns sannyasis que se aproveitam disso para abandonar seus votos de celibato e casar. Eles dão a desculpa do casamento de Nityananda. Mas nunca foi provado que Nityananda Prabhu foi sannyasi. Além do mais, "nityananda" é um nome de brahmachari. "Ananda" é um sufixo usado em nomes de brahmacharis. Há vários tipos de nomes de brahmacharis, Ananda, Svarupa, Prakasha e Chaitanya. O nome Ananda também é encontrado na ordem sannyasa, mas não encontramos nenhum título sannyasa mencionado para Nityananda Prabhu. Também não há menção em nenhum lugar sobre o sannyasa-guru de Nityananda Prabhu, embora saibamos que Seu diksa-guru é Madhavendra Puri, o guru de Adwaita Prabhu e Isvara Puri.
Nityananda Prabhu é conhecido como um avadhuta. Avadhuta não quer dizer sannyasi, mas sim alguém que não se preocupa com práticas externas e às vezes faz coisas que não devem ser feitas. Quando uma personalidade exaltada é vista a fazer alguma atividade inferior, deve ser considerada um avadhuta. Devemos entender que ela está além de tudo isso, mas suas ações são de natureza inferior. Ava significa inferior, e dhuta significa que tanto pode remover como purificar.
Nityananda Prabhu quebrou o bastão único de sannyasa (ekadanda) em três pedaços, indicando que quando se aceita sannyasa, a ordem de vida renunciada, não se deve aceitar apenas uma, mas três dandas, que simbolizam a dedicação do corpo, mente e palavras no serviço ao Senhor. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada inspirado por esse ato de Nityananda Prabhu, deu tridandi-sannyasa a seus seguidores, em contraste com a ekadanda que era usada na Bengala naquela época. O sistema de tridandi-sannyasa era usado no Sul da Índia pelos Vaishnavas seguidores de Ramanujacharya, e Srila Bhaktisiddhanta o introduziu na era contemporânea.
"Conceito Falso - Ataque-o! Arrase-o"!
A aproximação de Nityananda Prabhu era bem peculiar. Sua estratégia era elevar os mais caídos. Nityananda Prabhu queria capturar os mais pecaminosos, como Napoleão, cuja política era atacar a posição mais forte do exército inimigo. É comum o pensamento de que um santo foge deste mundo de maya e vai para um lugar solitário onde possa entrar numa caverna e meditar. Os santos indianos geralmente pregam: "Abandone tudo, vá para um local solitário na floresta, encontre uma caverna e se ocupe plenamente em compreender Deus". Mas nosso Guru-maharaja era diferente. Ele queria atacar maya, como Mahaprabhu e Nityananda Prabhu, e, como um grande general, declarou guerra total contra a ilusão e até mesmo contra todos os outros conceitos de religião existentes. "Por que acontece esse engano e conceito falso"? Ele pensou: "Tudo pertence a Krishna: isavasyam idam sarvam. Isso é claro, simples e doce. Como podemos pensar: 'Isto é para mim, aquilo é para Ele'? Por que deixarmos esse conceito falso permanecer? Ataquem-no - e arrasem com tudo"!
Ele nos disse: "Kirtana significa pregar contra conceitos falsos. Devemos ir de porta em porta como soldados para pregar a consciência de Krishna - o interesse de Krishna - o conceito sobre Krishna. Se todos entenderem que tudo é para Krishna, serão salvos. Essa verdade é clara e simples. Por que eles não entendem então? Tentem capturá-los, para livrá-los do engano e do conceito falso deste mundo, onde sofrem reação".
Assim, não temeremos nada. Um sannyasi que gostava de vida solitária perguntou certa vez a Guru-maharaja: "Por que fica em Calcutá? Esta é a terra de Satã, onde a briga por interesses pessoais é tão acirrada. Deixe este lugar e vá para o dhama sagrado". Mas Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura tinha especialmente escolhido aquele lugar, e disse: "Prefiro representar o credo de Sri Chaitanya Mahaprabhu num lugar extremamente contaminado". Ele queria enviar homens ao Ocidente por esse motivo. Ele disse: "O Oriente está capturado pelo encanto da civilização Ocidental, por isso, a civilização Ocidental deve ser arrasada. Aí, seu fascínio será aniquilado e o mundo inteiro virá para se juntar à campanha do amor divino de Sri Chaitanya Mahaprabhu". Nityananda Prabhu resgatou as almas caídas deste mundo com esse mesmo espírito, na Sua tentativa de levá-las aos pés de lótus de Sri Chaitanya Mahaprabhu.