Vulcão Dourado de Amor Divino - Anseio por Perfeição




6

Anseio por Perfeição

nayanam galad-asru-dharaya
vadanam gadgada-ruddhaya gira
pulakair nicitam vapuh kada
tava nama-grahane bhavisyati

Tradução

"Ó Senhor, quando como ondas
lágrimas fluirão de meus olhos,
E minha voz tremerá de êxtase?
Quando os cabelos de meu corpo
se arrepiarão enquanto eu cantar
Seu santo nome"?

Iluminação

A súplica do devoto foi atendida nesse verso e ele obteve uma posição no reino de Krishna. Agora, sua ambição não tem fim. Ele ora novamente por mais promoção embora tenha sido colocado em situação segura. Primeiro ansiou somente por uma posição insignificante como poeira sob as solas dos pés divinos de Krishna. Aí veio o privilégio. O toque dos pés sagrados de Krishna vieram até a poeira e a poeira se transformou como se fosse mágica de uma vara de condão. Agora surgiu automaticamente uma demanda maior, superior.

O devoto pensa: "O que é isso? Orei somente para me tornar a poeira nas solas de Seus pés, mas o que sinto interiormente agora? Sou a poeira da terra, e é a Verdade Absoluta Suprema. Mas a poeira foi convertida numa substância grandiosa e inconcebível ao toque de Seus pés de lótus. Eu me admiro, 'Como foi que me transformei'? Agora vejo que minha demanda é por maior intimidade. Primeiro ansiei por servidão mas, agora, pela pedra filosofal de Seus pés de lótus, e esse anseio foi convertido em atração espontânea (raga-marga)".

O Rei do Afeto

Atração espontânea só pode significar Krishna, não Narayana ou Ramachandra. Krishna quer dizer: "Aquele que é adorado pelo amor e afeição divinos". Ele é o rei da afeição, o centro da afeição e do amor. Todo o conceito de devoção do devoto muda simplesmente ao toque dos pés de lótus de Krishna, e ele é agraciado com a demanda por mais intimidade; amor e afeição maiores vieram para agraciar esse servidor.

Sua prece muda quando se eleva a tal plano de dedicação. Ele pensa: "O que está acontecendo? Não posso parar minhas lágrimas. Elas vêm incessantemente, e sinto que perco o controle quando tento cantar Seus nomes, meu Senhor. Alguma interferência de outra região me move para perturbar meu pensamento e aspirações normais. Sinto-me em meio a um outro plano. Estou em lugar nenhum. Perdi o controle; tornei-me um boneco nas mãos de algum outro poder".

Pés de Lótus - Varinha de Condão

"Meu anseio me conduz rumo a outra coisa. Agora, não desejo apenas minha conexão com Você como servo distante, mas, entrar em contato com a varinha de condão de Seus pés de lótus; meu anseio mudou. Vejo que tantos devotos estão ocupados em Lhe servir e em cantar Seus nomes, e minhas esperanças aumentaram ao ver isso. "Quero ser elevado a essa posição. Posso visualizar essa posição de longe, mas minha súplica agora é para que eu seja elevado a esse nível. A conexão com Você me deu tanta sede. Quero ser controlado por Você. Brinque comigo como desejar, do Seu próprio jeito; meu coração anseia por tal relação com Você. Percebo que meu conceito prévio mudou e minha nova ânsia é pelo padrão de amor espontâneo quando canto Seu santo nome com esse sentimento. Suplico para que me eleve a esse plano de Sua afeição e amor divinos".