O Vulcão Dourado do Amor Divino - Introdução


Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga
O Vulcão Dourado do Amor Divino
de
Sri Srimad Srila
Bhaktiraksaka Sridhar Dev-Goswami Majaraja Prabhupada
Paramahamsa Thakura Mahashaya

Sri Chaitanya Mahaprabhu pregou a concepção teísta plena dada no Srimad Bhagavatam. O Srimad Bhagavatam trata principalmente do estudo comparativo do teísmo e da ontologia da consciência de Krishna. Ele supera todas outras literaturas Védicas, até mesmo os Puranas. O Brahmavaivarta Purana e o Padma Purana apresentam a importância da devoção a Krishna através de narração e história até certo ponto, mas carecem do nível filosófico e ontológico estabelecido pelo Mahapurana, Srimad Bhagavatam. O Srimad Bhagavatam pode satisfazer todos vedantistas eruditos, pois apresenta a consciência de Krishna em sua dignidade plena. O Srimad Bhagavatam explica que a maior conquista do teísmo não é consciência, inteligência ou ontologia, mas sim êxtase, beleza e harmonia - rasa. Rasa é o mais importante para o Srimad Bhagavatam. É uma obra inigualável, pois eleva o teísmo do plano de ilusão intelectual para o ambiente de rasa.
Certa vez, comecei a escrever um livro que deveria ser um estudo resumido dos 18.000 versos do Srimad Bhagavatam. Bhaktivinoda Thakura condensou no seu Bhagavata-arka-marichi-mala todo o principio do Bhagavata em 1.000 versos. Eu pensava em consolidá-lo mais ainda, para apresentá-lo em 300 versos. Comecei o livro mas não consegui acabá-lo.
O Srimad Bhagavatam é uma grande obra da língua sânscrita, cheia de informação essencial, referências históricas e explanações sobre as principais escolas de filosofia. O Srimad Bhagavatam também menciona muitos detalhes de história e geografia, em reforço a suas conclusões, mesmo que não sejam essenciais. Tudo que é desnecessário no Srimad Bhagavatam é eliminado quando seu significado alcança sua glória mais pura e intensa nos ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Assim, se considerarmos a essência do Srimad Bhagavatam, devemos estudar a vida e ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu. A essência do Srimad Bhagavatam foi filtrada pela vida e ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu, da mesma forma como os ensinamentos do grande autor do Srimad Bhagavatam, Srila Vyasadeva, foram filtrados pelas realizações de Shukadeva Goswami.
Portanto, gostaria de incluir aqui alguns versos que compus originalmente para a introdução do meu estudo resumido, pois os ensinamentos de Sriman Mahaprabhu representam a essência do Srimad Bhagavatam. Os versos glorificam a posição exaltada de Gadadhara Pandita, o companheiro mais íntimo de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Gadadhara Pandita costumava ler o Srimad Bhagavatam em Jagannatha Puri, no templo de Tota Gopinatha. Ele lia, e Sriman Mahaprabhu junto a grandes devotos como Swarupa Damodara e Ramananda Raya eram sua audiência:
nilambhodhi-tate sada sva-virahaksepanvitam bandhavam
srimad-bhagavati katha madiraya sanjivayam bhati yah
srimad-bhagavatam sada sva-nayanasru-payanaih pujayan
gosvami-pravaro gadadhara-vibhur-bhuyat mad-eka-gatih
"Gadadhara Pandita, nas margens do vasto oceano azul, costumava ler o Srimad Bhagavatam para Sri Chaitanya Mahaprabhu, que sofria intensamente de profunda dor interna da saudade Dele mesmo (Krishna). Gadadhara Pandita supria o vinho de Krishna-lila para inebriar Seu amigo aflito, e aliviá-Lo. À medida que lia, lágrimas escorriam de Seus olhos como oferendas de flores às páginas do Srimad Bhagavatam. Que o prazer dessa personalidade brilhante, Gadadhara Pandita, o melhor dos Goswamis, seja meu único objetivo ao escrever este livro".
O titulo deste livro é O Vulcão Dourado do Amor Divino. Sri Chaitanya Mahaprabhu sentia uma intensa dor de separação de Krishna, que queimava como fogo, e foi expressa como o Shikshastakam. Isso é explicado no Prema Dhama Stotram (54):
sri-svarupa-raya-sanga-gambhirantya-lilanam
dvadasabda-vahni-garbha-vipralambha-silanam
radhikadhirudha-bhava-kanti-krsna-kunjaram
prema-dhama-devam-eva-naum-gaura-sundaram
"Ao mergulhar fundo na realidade de Sua própria beleza e doçura, Krishna roubou o humor de Radharani, e Se vestiu com o esplendor brilhante Dela, assim apareceu como Sri Chaitanya Mahaprabhu. Nos últimos doze anos de Seus passatempos, absorveu-Se profundamente em união na separação, e compartilhou Seu coração de sublimes sentimentos com Seus devotos mais íntimos. Erupções vulcânicas de êxtase fluíam de Seu coração agonizante de saudade de Krishna. Suas instruções chamadas Shikshastakam surgiam em Seus lábios como rios dourados de lava. Caio aos pés de Sri Chaitanya Mahaprabhu, O Vulcão Dourado do Amor Divino".
Ele vomitou o fogo da separação dolorosa de Krishna na forma do Shikshastakam. É por isso que Sri Chaitanya Mahaprabhu é comparado a um vulcão dourado e o Shikshastakam à lava divina.
Sri Chaitanya Mahaprabhu nos ensinou que a separação é o mais elevado principio da divindade. A mais intensa concepção de êxtase é a companhia de Krishna, e a mais intensa concepção de dor é a separação de Krishna. Mesmo assim, a dor sentida pela separação de Krishna é muito mais intensa do que o êxtase sentido por Sua companhia.
Sriman Mahaprabhu diz: "Não entende em que situação dolorosa está metido? Todos seus sentidos devem estar destruídos! Senão teria morrido por causa da dor de separação de Krishna. Isso é inconcebível. Pertencemos totalmente a Ele. Ele é tudo para nós, e não podemos vê-Lo. Estamos separados Dele à força. Como podemos suportar"? Bhaktivinoda Thakur disse ainda certa vez: "Não posso mais suportar a separação de Krishna. Posso agüentar apenas por mais três ou quatro dias, depois deverei abandonar este corpo".
Amar a Krishna significa ter de "morrer para viver". O amor divino no começo parece com a lava, morte, mas na realidade é néctar, vida. Muitas pessoas neste mundo ordinário também estão frustradas com o amor. Às vezes, enlouquecem e cometem suicido por não suportarem a dor. Mas a dor que vem da separação de Krishna, mesmo comparada à lava, não é prejudicial como a lava. Kaviraja Goswami explica:
bahye visajvala haya bhitara anandamaya,
krishna-premara adbhuta carita
"A característica maravilhosa do amor divino de Krishna é que, embora pareça lava feroz externamente, internamente é como um doce néctar que satisfaz o coração com a maior alegria".
Sri Chaitanya Mahaprabhu sentiu a maior dor de separação de Krishna, mesmo assim, experimentou a felicidade mais extática dentro do Seu coração. Os sintomas extáticos manifestados por Sri Chaitanya Mahaprabhu nunca foram vistos antes na história universal nem expressos em nenhuma escritura. Encontramos Nele a mais elevada concepção da Realidade última. Isso se explica no meu Prema Dhama Stotram (66):
atma-siddha-sava-lila-purna-saukhya-laksanam
svanubhava-matta-nrtya-kirtanatma-vantanam
advayaika-laksya-purna-tattva-tat-paratmaram
prema-dhama-devam-eva naumi gaura-sundaram
"Essa é a conclusão sempre vitoriosa. A maior concepção da Realidade última também deve ser a maior forma de ananda, êxtase. Sri Chaitanya Mahaprabhu é Krishna, êxtase em pessoa, que saboreia Sua própria doçura e dança em alegria extática. Seu próprio santo nome é a causa de Seu êxtase, expresso como dança, e o santo nome é o efeito do Seu êxtase, expresso como canto. A causa é o efeito. O dínamo cria a energia extática que O faz dançar, e Seu canto distribui esse êxtase a outros".
E assim, em cada palavra de Sua boca de lótus e em cada gesto e movimento de Sua bela figura dourada, Sri Chaitanya Mahaprabhu realiza Seus passatempos extáticos de amor divino.