Krishna por Srila Prabhupada


"KRISHNA - A Suprema Personalidade de Deus"
(Original Sem "Correções")
de
Sua Divina Graça
Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada
Paramahamsa Thakura Mahashaya

Introdução
krsna! krsna! krsna! krsna! krsna! krsna! krsna! he
krsna! krsna! krsna! krsna! krsna! krsna! krsna! he
krsna! krsna! krsna! krsna! krsna! krsna! raksa mam
krsna! krsna! krsna! krsna! krsna! krsna! pahi mam
rama! raghava! rama! raghava! rama! raghava! raksa mam
krsna! kesava! krsna! kesava! krsna! kesava! pahi mam
O Senhor Chaitanya cantava assim. (Quer dizer): "Ó Senhor Krishna, por favor Me proteja e Me mantenha".
"Ó Senhor Rama, descendente do rei Raghu, por favor Me proteja. Ó Krishna, ó Keshava, matador do demônio Keshi, por favor Me mantenha".
O Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu, conhecido como Gaurahari, seguia Seu caminho a cantar este verso. Sempre que via alguém, Ele pedia para cantar "Hari! Hari"!
Sri Chaitanya Charitamrita (Madhya 7.96)
Enquanto tento escrever este Livro, KRISHNA, quero prestar minhas respeitosas reverências a meu mestre espiritual, Om Vishnupada 108 Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Goswami Maharaja Prabhupada. Depois quero prestar respeitosas reverências ao oceano de misericórdia, o Senhor Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu. Ele é a Suprema Personalidade de Deus, o próprio Krishna, que aparece no papel de um devoto justamente para distribuir os princípios mais elevados do serviço devocional. O Senhor Chaitanya começou Sua pregação no estado conhecido como Gaudadesha (Bengala Ocidental). E como pertenço ao Madhwa-Gaudiya-sampradaya, quero prestar minhas respeitosas reverências à nossa sucessão discipular. Esse Madhwa-Gaudiya-sampradaya também é conhecido como Brahma-sampradaya porque a sucessão discipular começou originalmente com Brahma. Brahma instruiu o sábio Narada, Narada instruiu Vyasadeva, e Vyasadeva instruiu Madhwa Muni, ou Madhwacharya. Madhavendra Puri, o inaugurador do Madhwa-Gaudiya-sampradaya, pertencia à sucessão discipular de Madhwacharya; ele teve muitos discípulos famosos nas ordens de vida sannyasa (renúncia) e de casado, discípulos como Nityananda Prabhu, Adwaita Prabhu e Isvara Puri. Isvara Puri teve a graça de ser o mestre espiritual do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. Por isso, vamos prestar nossas respeitosas reverências a Isvara Puri, Nityananda Prabhu, Sri Adwaita Acharya Prabhu, Shrivasa Pandita e Sri Gadadhara Pandita. Depois, prestamos respeitosas reverências a Swarupa Damodara, que atuou como o secretário pessoal do Senhor Chaitanya Mahaprabhu; e prestamos nossas respeitosas reverências a Sri Vasudeva Datta e ao constante servo pessoal do Senhor Chaitanya, Sri Govinda, e ao constante amigo do Senhor Chaitanya, Mukunda, e também a Murari Gupta. E prestamos nossas respeitosas reverências aos seis Goswamis de Vrindavana, Sri Rupa Goswami, Sri Sanatana Goswami, Sri Raghunatha Bhatta Goswami, Sri Gopala Bhatta Goswami, Sri Jiva Goswami e Sri Raghunatha Dasa Goswami.
Krishna explicou pessoalmente no Bhagavad-gita que Ele é a Suprema Personalidade de Deus. Sempre que há discrepâncias nos princípios reguladores da vida religiosa das pessoas e uma proeminência de atividades irreligiosas, Ele aparece neste planeta Terra. Em outras palavras, quando o Senhor Sri Krishna apareceu, havia uma necessidade de diminuir a carga de atividades pecaminosas acumuladas neste planeta, ou neste universo. O Senhor Maha-Vishnu, a porção plenária de Krishna, é o encarregado dos incidentes da criação material.
Quando o Senhor descende, a encarnação emana de Vishnu. Maha-Vishnu é a causa original da criação material, e Dele, Garbhodakashayi Vishnu Se expande, e depois, Kshirodakashayi Vishnu. Geralmente, todas encarnações que aparecem dentro deste universo material são expansões plenárias de Kshirodakashayi Vishnu. Portanto, a tarefa de diminuir a carga excessiva das atividades pecaminosas nesta Terra pertence à Suprema Personalidade de Deus, o próprio Krishna. Mas quando Krishna aparece, todas as expansões Vishnu também Se juntam a Ele. As várias expansões de Krishna, chamadas Narayana, a expansão quádrupla de Vasudeva, Sankarshana, Pradyumna e Aniruddha, bem como a expansão plenária parcial Matsya ou a encarnação de peixe, e os yuga-avataras (encarnações do milênio), e os manvantara-avataras, as encarnações de Manus; todos Se combinam juntos e aparecem no corpo de Krishna, a Suprema Personalidade de Deus. Krishna é o todo completo, e todas expansões plenárias e encarnações sempre vivem com Ele.
Quando Krishna apareceu, o Senhor Vishnu também estava com Ele. Krishna aparece na realidade para demonstrar Seus passatempos de Vrindavana e para atrair as almas condicionadas afortunadas e convidá-las para voltarem ao Lar, de volta ao Supremo. A matança de demônios foi simultânea a Suas atividades de Vrindavana e foi levada a cabo pela porção Vishnu de Krishna.
O Oitavo Capítulo, verso vinte, do Bhagavad-gita afirma que existe uma outra natureza eterna, o céu espiritual, que é transcendental a esta matéria manifesta e não-manifesta. O mundo manifesto pode ser visto na forma de muitas estrelas e sistemas planetários, como o Sol, a Lua etc., mas além disso, existe uma porção não-manifesta que não pode ser aproximada por ninguém neste corpo. E além da matéria não-manifesta existe o reino espiritual. Esse reino é descrito no Bhagavad-gita como supremo e eterno. Nunca é aniquilado. Esta natureza material é sujeita a criação e aniquilação repetidas. Mas aquela parte, a natureza espiritual, permanece como é, eternamente.
A morada suprema da Personalidade de Deus, Krishna, também é descrita no Brahma-samhita como a morada de chintamani. Essa morada do Senhor Krishna conhecida como Goloka Vrindavana é cheia de palácios feitos de pedra filosofal. Lá, existem árvores chamadas árvores do desejo, e as vacas são surabhi. O Senhor é servido por centenas de milhares de deusas da fortuna. Seu nome é Govinda, o Senhor Primordial, e Ele é a causa de todas as causas. Lá, o Senhor toca Sua flauta, Seus olhos parecem pétalas de lótus, e a cor de Seu corpo é como a de uma bela nuvem. Sua cabeça porta uma pena de pavão. Ele é tão atrativo que supera milhares de Cupidos. O Senhor Krishna dá apenas uma pequena descrição no Gita sobre Sua morada pessoal que é o planeta mais elevado do reino espiritual. Mas no Srimad Bhagavatam, Krishna aparece realmente com toda Sua parafernália e demonstra Suas atividades em Vrindavana, depois em Mathura, e depois em Dwaraka. O assunto deste Livro revelará gradualmente todas essas atividades.
A família na qual Krishna apareceu é chamada dinastia Yadu. Essa dinastia Yadu pertence à família que descende de Soma, o deus do planeta Lua. Existem duas famílias da classe nobre kshatriya diferentes, uma descende do rei do planeta Lua e a outra descende do rei do planeta Sol. Sempre que a Suprema Personalidade de Deus aparece, geralmente aparece numa família kshatriya porque precisa estabelecer os princípios religiosos ou a vida virtuosa. A família kshatriya é a protetora da raça humana, segundo o sistema Védico. Quando a Suprema Personalidade de Deus apareceu como o Senhor Ramachandra, apareceu na família descendente do deus do Sol, conhecida como Raghu-vamsa; e quando apareceu como o Senhor Krishna, fez isso na família Yadu-vamsa. Há uma longa lista dos reis da Yadu-vamsa no Nono Canto, Capítulo vinte e quatro, do Srimad Bhagavatam. Todos foram grandes reis poderosos. O nome do pai de Krishna é Vasudeva, filho de Shurasena, descendente da dinastia Yadu. Na realidade, a Suprema Personalidade de Deus não pertence a nenhuma dinastia deste mundo material, mas a família na qual a Suprema Personalidade de Deus aparece se torna famosa, pela graça Dele. Por exemplo, o sândalo é produzido nos estados da Malásia. O sândalo possui suas próprias qualidades à parte da Malásia, mas porque, por acaso, essa madeira é produzida principalmente nos estados da Malásia, é conhecida como sândalo malaio. Similarmente, Krishna a Suprema Personalidade de Deus pertence a todos, todavia, do mesmo modo como o Sol nasce no leste, apesar de que poderia aparecer em outras direções, o Senhor, por Sua própria escolha, aparece numa família específica, e essa família se torna famosa.
Quando Krishna aparece, todas Suas expansões plenárias também aparecem com Ele. Krishna apareceu junto com Balarama (Baladeva), que é famoso como Seu irmão mais velho. Balarama é o Sankarshana original, da expansão quádrupla. Balarama também é uma expansão plenária de Krishna. Neste Livro, tentaremos mostrar como Krishna apareceu na família da dinastia Yadu e como Ele exibiu Suas características transcendentais. Tudo isso é descrito detalhadamente no Srimad Bhagavatam; especialmente no Décimo Canto; e a base deste Livro é o Srimad Bhagavatam.
Os passatempos do Senhor geralmente são ouvidos e apreciados por almas liberadas. Aqueles que são almas condicionadas estão interessados em ouvir romances fictícios sobre as atividades materiais de pessoas comuns. Narrações que descrevem as atividades transcendentais do Senhor são encontradas no Srimad Bhagavatam e outros Puranas. Porém, as almas condicionadas ainda preferem estudar as narrações ordinárias. Não estão muito interessadas em estudar as narrações dos passatempos do Senhor, Krishna. Mesmo assim, as descrições dos passatempos do Senhor Krishna são tão atraentes que são apreciadas por todas classes de pessoas. Existem três classes de pessoas neste mundo. Uma classe consiste das almas liberadas, outra consiste daquelas que tentam ser liberadas, e a terceira consiste de pessoas materialistas. Seja a pessoa liberada ou tenta ser liberada, ou até mesmo é grosseiramente materialista, os passatempos do Senhor Krishna valem a pena serem estudados.
Almas liberadas não têm interesse em atividades materialistas. A teoria impersonalista que depois da liberação a pessoa se torna inativa e não precisa ouvir nada, não prova que uma pessoa liberada é inativa realmente. Uma alma vivente não pode ser inativa. É sempre ativa tanto no estado condicionado quanto no estado liberado. Uma pessoa doente, por exemplo, também é ativa, mas suas atividades são todas dolorosas. Essa mesma pessoa, quando livre das atividades condicionadas à doença, ainda é ativa, porém na condição ativa, as atividades são plenas de prazer. Similarmente, os impersonalistas planejam se livrar das atividades condicionadas da doença, mas não têm informação sobre as atividades na condição saudável. Aqueles que são liberados de verdade com conhecimento pleno aderem a ouvir sobre as atividades de Krishna; essa dedicação é uma atividade espiritual pura.
É essencial para pessoas que são liberadas de verdade ouvir sobre os passatempos de Krishna. Esse é o assunto supremo apreciado pela pessoa no estado liberado. Também, se as pessoas que tentam ser liberadas ouvirem essas narrações como o Bhagavad-gita e Srimad Bhagavatam, então seu caminho de liberação se torna muito claro. O Bhagavad-gita é o estudo preliminar do Srimad Bhagavatam. Se estudar o Gita, a pessoa se torna plenamente consciente sobre a posição do Senhor Krishna; e quando está situada nos pés de lótus de Krishna, entende as narrações sobre Krishna descritas no Srimad Bhagavatam. Por isso, o Senhor Chaitanya aconselhou Seus seguidores que seu trabalho é propagar krishna-katha.
Krishna-katha quer dizer narrações sobre Krishna. Existem dois krishna-katha: narrações faladas por Krishna, e narrações faladas sobre Krishna. O Bhagavad-gita é a narração ou a filosofia ou a ciência de Deus falada por Krishna em pessoa. O Srimad Bhagavatam é a narração sobre as atividades e os passatempos transcendentais de Krishna. Os dois são krishna-katha. O Senhor Chaitanya deu essa ordem, que krishna-katha seja propagado no mundo inteiro, porque se a alma condicionada, que sofre as dores da existência material, adotar krishna-katha, então seu caminho para a liberação será aberto e claro. O propósito de apresentar este Livro é primeiramente induzir as pessoas a entenderem Krishna ou krishna-katha, porque assim poderão se livrar do cativeiro material.
Este krishna-katha também será muito atraente para as pessoas mais materialistas porque os passatempos de Krishna com as gopis (meninas pastoras de vacas) são exatamente como os casos amorosos entre jovens rapazes e moças neste mundo material. Na verdade, a afeição sexual encontrada na sociedade humana não é artificial porque essa mesma afeição sexual existe na Personalidade de Deus original. A potência de prazer é chamada Srimati Radharani. A atração por casos amorosos com base na afeição sexual é o aspecto original da Suprema Personalidade de Deus, e nós, almas condicionadas, porque somos partes e parcelas do Supremo, também temos esses sentimentos, porém são experimentados dentro de uma condição pervertida e diminuta. Portanto, quando aqueles que buscam vida sexual neste mundo material ouvem sobre os passatempos de Krishna com as gopis, certamente saboreiam prazer transcendental, apesar de parecer materialista. A vantagem é que gradualmente vão se elevar à plataforma espiritual. O Srimad Bhagavatam afirma que se uma pessoa ouve os passatempos do Senhor Krishna com as gopis, das autoridades com submissão, então será promovida à plataforma do serviço amoroso transcendental ao Senhor, e a doença material da luxúria dentro do seu coração será completamente eliminada. Em outras palavras, combaterá a vida sexual material.
Então, será muito atraente para as almas liberadas e para as pessoas que tentam ser liberadas, e também ao materialista condicionado grosseiro. Segundo a afirmação de Maharaja Parikshit, que ouviu sobre Krishna de Shukadeva Goswami, krishna-katha é igualmente aplicável a todo ser humano, seja qual for a vida condicionada que esteja. Todos apreciarão até a magnitude mais alta. Mas Maharaja Parikshit também alertou que as pessoas simplesmente dedicadas à matança de animais e à matança delas próprias talvez não tenham muita atração por krishna-katha. Em outras palavras, pessoas ordinárias que seguem os princípios das escrituras que regulam a moral, seja qual for a condição que estejam, certamente sentirão atração, e não as pessoas que matam a si mesmas. A palavra exata usada no Srimad Bhagavatam é pashughna, que quer dizer matar animais ou matar a si próprio. Pessoas que não são auto-realizadas e que não estão interessadas na realização espiritual, na realidade, matam a si mesmas; cometem suicídio. Porque esta forma humana de vida é especialmente destinada à auto-realização, se negligenciar essa parte importante de suas atividades, a pessoa simplesmente desperdiça seu tempo como os animais. Por isso que é pashughna. O outro significado da palavra se refere àqueles que realmente matam animais. Isso quer dizer pessoas que são comedoras de animais (mesmo os comedores de cachorro), e todos que estão dedicados à matança de animais de várias formas, como caçadas, abertura de matadouros etc.. Essas pessoas podem não se interessar por krishna-katha.
O rei Parikshit estava especialmente interessado em ouvir krishna-katha porque sabia que seus ancestrais e especialmente seu avô, Arjuna, foram vitoriosos na grande batalha de Kurukshetra somente por causa de Krishna. Nós também podemos aceitar este mundo material como a batalha de Kurukshetra. Todos lutam arduamente pela existência neste campo de batalha, e há perigo em cada passo. Segundo Maharaja Parikshit, o campo de batalha de Kurukshetra era justamente como um vasto oceano cheio de animais perigosos. Seu avô Arjuna teve que lutar contra grandes heróis como Bhisma, Drona, Karna e muitos outros que não eram guerreiros ordinários. Esses guerreiros foram comparados ao peixe timingila no oceano. O peixe timingila pode engolir facilmente grandes baleias. Os grandes guerreiros no campo de batalha de Kurukshetra podiam engolir facilmente muitos e muitos Arjunas, mas simplesmente por causa da misericórdia de Krishna, Arjuna foi capaz de matar todos eles. Do mesmo modo como alguém pode atravessar sem esforço por cima de uma pequena poça de água contida na pegada de um bezerro, assim Arjuna, pela graça de Krishna, foi capaz de pular facilmente sobre o oceano da batalha de Kurukshetra.
Maharaja Parikshit apreciava muito as atividades de Krishna por muitas outras razões. Não apenas seu avô foi salvo por Krishna, mas ele próprio também foi salvo por Krishna. No fim da batalha de Kurukshetra, todos os membros da dinastia Kuru, tanto os filhos e netos do lado de Dhritarastra, quanto os que estavam no lado dos Pandavas, morreram na guerra. Exceto os cinco irmãos Pandavas, todos morreram no campo de batalha em Kurukshetra. Maharaja Parikshit nessa época estava no ventre de sua mãe. Seu pai, Abhimanyu, o filho de Arjuna, também morreu na batalha de Kurukshetra, e por isso Maharaja Parikshit foi um filho póstumo. Quando ele estava no útero de sua mãe, Asvathama lançou uma arma brahmastra para matar a criança. Então, a mãe de Maharaja Parikshit, Uttara, aproximou-se de Krishna, Krishna viu o perigo do aborto e entrou no útero dela como a Superalma e salvou Maharaja Parikshit. Outro nome de Maharaja Parikshit é Vishnurata porque ele foi salvo pelo Senhor Vishnu em pessoa quando ainda estava no útero.
Assim, todos, em qualquer condição de vida, devem se interessar em ouvir sobre Krishna e Suas atividades porque Ele é a Verdade Absoluta Suprema, a Personalidade de Deus. Ele é todo-penetrante; Ele vive dentro do coração de todos, e Ele vive em Sua forma universal. Mesmo assim, como o Bhagavad-gita descreve, Ele aparece como Ele é na sociedade humana justamente para convidar todos à Sua morada transcendental, de volta ao Lar, de volta ao Supremo. Todos devem ter interesse em saber sobre Krishna, e este Livro é apresentado com esse propósito; para que as pessoas possam saber sobre Krishna e sejam perfeitamente beneficiadas nesta forma humana de vida.
O Nono Canto do Srimad Bhagavatam descreve Sri Baladeva como filho de Rohini, uma esposa de Vasudeva. Vasudeva, o pai de Krishna, teve dezesseis esposas, e uma delas é Rohini, a mãe de Balarama. Balarama também é descrito como o filho de Devaki, então como Ele pode ser filhos das duas, Devaki e Rohini? Essa foi uma das perguntas feitas por Maharaja Parikshit para Shukadeva Goswami, e será respondida durante a narração do Livro. Maharaja Parikshit também perguntou a Shukadeva Goswami por que Krishna, logo depois de aparecer como filho de Vasudeva, foi transferido imediatamente para a casa de Nanda Maharaja em Vrindavana, Gokula. Ele também queria saber quais atividades do Senhor Krishna aconteceram quando Ele esteve em Vrindavana e quando Ele esteve em Mathura. Além disso, também estava especialmente inquisitivo para saber por que Krishna matou Seu tio materno, Kamsa. Kamsa, irmão da Sua mãe, era um superior muito íntimo de Krishna, por isso o que aconteceu para Ele matar Kamsa? Também, ele perguntou quantos anos o Senhor Krishna permaneceu na sociedade humana, quantos anos Ele reinou no reino de Dwaraka, e quantas esposas Ele aceitou lá. Um rei kshatriya geralmente está acostumado a aceitar mais do que uma esposa, por isso que Maharaja Parikshit também perguntou sobre o número de esposas. O assunto deste Livro são as respostas de Shukadeva Goswami para essas e outras perguntas feitas por Maharaja Parikshit.
A posição de Maharaja Parikshit e Shukadeva Goswami é única. Maharaja Parikshit é a pessoa certa para ouvir sobre os passatempos de Krishna, e Shukadeva Goswami é a pessoa certa para descrevê-los. Se essa combinação afortunada for possível, então krishna-katha se torna revelado imediatamente, e as pessoas podem ser beneficiadas até o grau mais elevado possível com essa conversação.
Esta narração foi apresentada por Shukadeva Goswami quando Maharaja Parikshit estava preparado para deixar seu corpo, a jejuar na beira do Ganges. Para garantir a Shukadeva Goswami que não ficaria cansado por ouvir krishna-katha, Maharaja Parikshit se expressou com muita franqueza: "Fome e sede podem perturbar pessoas ordinárias ou eu, mas os tópicos sobre Krishna são tão agradáveis que a pessoa pode continuar a ouvir sobre eles sem sentir cansaço porque essa audição situa a pessoa na posição transcendental". Devemos entender que a pessoa tem que ser muito afortunada para ouvir sobre krishna-katha seriamente, como Maharaja Parikshit. Ele estava altamente interessado nessa matéria porque esperava a morte a qualquer momento. Todos nós devemos ter consciência da morte a qualquer momento. Esta vida não tem nenhuma garantia; a pessoa pode morrer a qualquer momento. Não importa se a pessoa for jovem ou velha. Portanto, antes que a morte aconteça, temos que ser conscientes de Krishna plenamente.
Na ocasião da sua morte, o rei Parikshit ouviu o Srimad Bhagavatam de Shukadeva Goswami. Quando o rei Parikshit expressou seu desejo incansável de ouvir sobre Krishna, Shukadeva Goswami ficou muito feliz. Shukadeva é o maior de todos recitadores Bhagavatas, assim ele começou a falar sobre os passatempos de Krishna, que destroem tudo o que não é auspicioso nesta Era de Kali. Shukadeva Goswami agradeceu ao rei por seu desejo ardente de ouvir sobre Krishna, e o encorajou desta forma: "Meu querido rei, sua inteligência é muito aguçada porque está tão ávido para ouvir sobre os passatempos de Krishna". Ele informou Maharaja Parikshit que ouvir e cantar os passatempos de Krishna são tão auspiciosos que esses processos purificam as três variedades de pessoas envolvidas: aquela que recita os tópicos transcendentais de Krishna, aquela que ouve esses tópicos, e quem inquire sobre Ele. Estes passatempos são iguais às águas do Ganges que fluem do dedão do pé do Senhor Vishnu: elas purificam os três mundos; os sistemas planetários superior, intermediário e inferior.