Krishna por Srila Prabhupada 2


Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

"KRISHNA - A Suprema Personalidade de Deus"
(Original Sem "Correções")
de
Sua Divina Graça
Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada
Paramahamsa Thakura Mahashaya


Prefácio
nivrtta-tarsair upagiyamanad
bhavausadhac chrotra-mano-'bhiramat
ka uttamasloka-gunanuvadat
puman virajyeta vina pasu-ghnat
"Glorificação da Suprema Personalidade de Deus é realizada no sistema parampara, ou seja, é transmitida do mestre espiritual para o discípulo. Essa glorificação é apreciada por quem não está mais interessado na falsa glorificação temporária desta manifestação cósmica. Descrições sobre o Senhor são o remédio correto para a alma condicionada submetida a repetidos nascimentos e mortes. Portanto, quem vai parar de ouvir essa glorificação do Senhor além de um assassino ou quem mata seu próprio eu"? (Srimad Bhagavatam 10.1.4).
Nos países ocidentais, quando alguém vê uma capa de livro como KRISHNA, pergunta imediatamente, "quem é Krishna? Quem é a moça com Krishna"? etc..
A resposta imediata é que Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. Como é isso? Porque Ele corresponde exatamente em detalhes com as descrições do Ser Supremo, o Deus Supremo. Em outras palavras, Krishna é o Supremo porque Ele é todo-atrativo. Fora do princípio da atração completa, não há sentido para a palavra Supremo. Como alguém pode ser todo-atrativo? Em primeiro lugar, se a pessoa é muito rica, se tiver muito dinheiro, é muito atraente para as pessoas em geral. Similarmente, se alguém é muito poderoso, também se torna atraente, e se alguém é muito famoso, também se torna atraente, e se alguém é muito belo ou sábio ou desapegado de todos tipos de posses, também se torna atraente. Assim, pela experiência prática, podemos observar que uma pessoa é atrativa devido a 1) riqueza, 2) poder, 3) fama, 4) beleza, 5) sabedoria, e 6) renúncia. Aquele que tem a posse de todas essas seis opulências ao mesmo tempo, que as possui em grau ilimitado, é considerado a Suprema Personalidade de Deus. Essas opulências do Supremo são descritas por Parashara Muni, uma grande autoridade Védica.
Nós vemos muitas pessoas ricas, muitas pessoas poderosas, muitas pessoas famosas, muitas pessoas bonitas, muitas pessoas educadas e eruditas, e muitas pessoas na ordem de vida renunciada desapegadas das posses materiais. Mas nunca vimos uma única pessoa sequer que é ilimitadamente e simultaneamente rica, poderosa, famosa, bonita, sábia e desapegada, como Krishna, na história da humanidade. Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, também é uma personalidade histórica que apareceu nesta Terra 5.000 anos atrás. Ele permaneceu na Terra por 125 anos e atuou exatamente como um ser humano, mas Suas atividades são sem paralelo. Desde o primeiro momento de Seu aparecimento até o momento de Seu desaparecimento, cada uma de Suas atividades é sem paralelo na história do mundo, e portanto qualquer um que saiba o que queremos dizer com Supremo aceitará Krishna como a Suprema Personalidade de Deus. Ninguém é igual ao Supremo, e ninguém é maior do que Ele. Esse é o significado do dito popular "Deus é grande".
Existem várias classes de pessoas no mundo que falam sobre Deus de formas diferentes, mas segundo a literatura Védica e de acordo com os grandes acharyas, as pessoas autorizadas versadas no conhecimento sobre Deus, em todas as eras, como os acharyas Shankara, Ramanuja, Madhwa, Vishnuswami, Senhor Chaitanya e todos os seguidores deles na sucessão discipular, todos concordam unanimemente que Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. Quanto a nós, seguidores da civilização Védica, aceitamos a história Védica do universo inteiro, que consiste de vários sistemas planetários chamados Swargalokas, ou sistema planetário superior, Martyalokas, ou sistema planetário intermediário e Patalalokas, ou sistema planetário inferior. Os historiadores modernos desta Terra não podem suprir evidências históricas dos eventos que ocorreram antes de 5.000 anos atrás, e os antropólogos dizem que o Homo sapiens não apareceu no planeta antes de 40.000 anos atrás porque a evolução não tinha chegado a esse ponto. Mas as histórias Védicas, os Puranas e Mahabharata, relatam histórias humanas que se estendem a milhões e bilhões de anos no passado.
Por exemplo, essas literaturas narram histórias dos aparecimentos e desaparecimentos de Krishna milhões e bilhões de anos atrás. No Quarto Capítulo do Bhagavad-gita, Krishna diz para Arjuna que tanto Ele quanto Arjuna tiveram muitos nascimentos antes, e que Ele (Krishna) podia lembrar todos e que Arjuna não podia. Isso ilustra a diferença entre o conhecimento de Krishna e o de Arjuna. Arjuna podia ser um guerreiro extraordinário, um membro muito culto da dinastia Kuru, mas em última instância, era um ser humano ordinário, enquanto Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, é o possuidor de conhecimento ilimitado. Por que Ele possui conhecimento ilimitado, Krishna tem uma memória que é ilimitada.
O conhecimento de Krishna é tão perfeito que Ele lembra todos os incidentes de Suas aparições alguns milhões e bilhões de anos no passado, mas a memória e o conhecimento de Arjuna são limitados por tempo e espaço, porque ele é um ser humano ordinário. No Quarto Capítulo, Krishna afirma que Ele pode lembrar as aulas com as instruções do Bhagavad-gita alguns milhões de anos atrás para o deus do Sol, Vivasvan.
Hoje em dia, é moda da classe de pessoas ateístas tentar se tornar Deus por seguir algum processo místico. Geralmente, os ateístas alegam ser Deus por causa de sua imaginação ou de sua perícia na meditação. Krishna não é esse tipo de Deus. Ele não Se torna Deus pela manufatura de algum processo místico de meditação, nem Se torna Deus por se submeter a severas austeridades dos exercícios de yoga místico. Para falar corretamente, Ele nunca Se torna Deus porque Ele é o Supremo em todas as circunstâncias.
Dentro da prisão de Seu tio materno Kamsa, onde Seu pai e mãe estavam presos, Krishna apareceu fora do corpo de Sua mãe como Vishnu-Narayana de quatro mãos. Depois, Ele Se transformou num bebê e disse a Seu pai para levá-Lo para a casa de Nanda Maharaja e sua esposa Yashoda. Quando Krishna ainda era um bebezinho, a demônia gigantesca Putana tentou matá-Lo, mas Ele mamou no seio dela e sugou sua vida também. Essa é a diferença entre o Supremo real e um Deus manufaturado na fábrica mística. Krishna não teve chance de praticar o processo de yoga místico, mesmo assim Se manifestou como a Suprema Personalidade de Deus em cada passo, da infância à adolescência, da adolescência à juventude, e da juventude à maioridade. Neste livro, Krishna, todas Suas atividades como um ser humano são descritas. Apesar de Krishna atuar como um ser humano, Ele sempre mantém Sua identidade como a Suprema Personalidade de Deus.
Porque Krishna é todo-atrativo, a pessoa deve saber que todos seus desejos devem ser focalizados em Krishna. O Bhagavad-gita afirma que a pessoa individual é o proprietário ou senhor do corpo, mas Krishna, que é a Superalma presente no coração de todos, é o proprietário supremo e o senhor supremo de cada e todo corpo individual. Assim, se concentrarmos nossas propensões amorosas em Krishna somente, então imediatamente amor universal, unidade e tranqüilidade serão realizados automaticamente. Quando alguém rega a raiz de uma árvore, rega automaticamente os troncos, galhos, folhas e flores; quando alguém supre comida ao estômago pela boca, satisfaz todas as várias partes do corpo.
A arte de focalizar a atenção no Supremo e dar o amor pessoal para Ele é chamada Consciência de Krishna. Nós inauguramos o movimento da Consciência de Krishna para que todos possam satisfazer sua propensão de amar os outros simplesmente por direcionar esse amor para Krishna. O mundo inteiro está muito ansioso para satisfazer a propensão dormente de amar os outros, mas a invenção de vários métodos como socialismo, comunismo, altruísmo, humanitarismo, nacionalismo, ou qualquer outra coisa que possa ser manufaturada para a paz e prosperidade do mundo, são todos inúteis e frustrantes por causa de nossa ignorância grosseira sobre a arte de amar Krishna. Geralmente, as pessoas pensam que com o avanço da causa dos princípios morais e ritos religiosos, serão felizes. Outros podem achar que felicidade pode ser alcançada com desenvolvimento econômico, outros ainda pensam que simplesmente poderão ser felizes com o desfrute sensual. Mas o fato real é que as pessoas só podem ser felizes se amarem Krishna.
Krishna pode reciprocar perfeitamente as propensões amorosas da pessoa em diferentes relações chamadas doçuras, ou rasas. Basicamente, existem doze relacionamentos amorosos. A pessoa pode amar Krishna como o supremo desconhecido, como o supremo mestre, o supremo amigo, o supremo filho, o supremo amante. Essas são as cinco rasas de amor básicas. A pessoa também pode amar Krishna indiretamente em sete relações diferentes, que são aparentemente diferentes das cinco relações principais. No todo, entretanto, se a pessoa simplesmente depositar sua propensão amorosa em Krishna, então sua vida será bem sucedida. Isso não é uma ficção mas um fato que pode ser realizado pela aplicação prática. A pessoa pode perceber diretamente os efeitos que o amor por Krishna tem, em sua vida.
O Nono Capítulo do Bhagavad-gita denomina esta ciência da Consciência de Krishna de rei de todo conhecimento, o rei de todas as coisas confidenciais, e a ciência suprema da realização espiritual. De fato, podemos experimentar diretamente os resultados desta ciência da Consciência de Krishna porque é muito fácil de praticar e é muito prazerosa. Qualquer percentual de Consciência de Krishna que pudermos realizar, vai se tornar um bem eterno da nossa vida, porque é imperecível em todas as circunstâncias. Agora, foi provado efetivamente que a geração jovem frustrada dos países ocidentais pôde perceber diretamente os resultados da canalização de sua propensão amorosa para Krishna unicamente.
De fato, apesar da pessoa executar severas austeridades, penitências e sacrifício em sua vida, se falhar em despertar seu amor dormente por Krishna, então todas suas penitências são consideradas inúteis. Por outro lado, se a pessoa despertou seu amor dormente por Krishna, qual a utilidade de executar austeridades e penitências desnecessariamente?
O Movimento da Consciência de Krishna é um presente inigualável do Senhor Chaitanya para as almas caídas desta era. É um processo muito simples que foi realizado de verdade durante os últimos quatro anos nos países ocidentais, e não há dúvida de que este Movimento pode satisfazer as propensões amorosas da humanidade. Este livro, KRISHNA, é outro presente para ajudar o Movimento da Consciência de Krishna no mundo ocidental. Esta literatura transcendental é publicada em duas partes com profusas ilustrações. As pessoas adoram ler vários tipos de romances para gastar seu tempo e energia. Agora, essa tendência pode ser direcionada para Krishna. O resultado será a satisfação imperecível da alma, tanto individualmente quanto coletivamente.
O Bhagavad-gita afirma que até mesmo um pequeno empenho gasto no caminho da Consciência de Krishna pode salvar a pessoa do maior perigo. Centenas de milhares de exemplos podem ser citados sobre pessoas que escaparam dos maiores perigos da vida por causa de um mínimo avanço na Consciência de Krishna. Portanto, pedimos a todos que aproveitem esta grande literatura transcendental. O leitor descobrirá ao ler uma página depois da outra, um imenso tesouro de conhecimento em arte, ciência, literatura, filosofia e religião revelado, e no fim, com a leitura deste único Livro, KRISHNA, amor pelo Supremo frutificará.
Agradeço imensamente a Sriman George Harrison, que agora canta Hare Krishna, pela generosa contribuição de 19.000 libras esterlinas para financiar todo o custo da publicação deste Livro. Que Krishna abençoe esse maravilhoso rapaz com mais avanço na Consciência de Krishna.
E finalmente, minhas bênçãos para sempre a Sriman Shyamasundara Dasa Adhikari, Sriman Brahmananda Dasa Brahmachari, Sriman Hayagriva Dasa Adhikari, Sriman Satswarupa Adhikari, Srimati Devahuti-devi, Srimati Jadurani Dasi, Sriman Muralidhara Dasa Brahmachari, Sriman Bharadwaja Dasa Adhikari and Sriman Pradyumna Dasa Adhikari, etc., pelo seu trabalho dedicado em várias áreas para tornar esta publicação um grande sucesso.
Hare Krishna
A.C. Bhaktivedanta Swami
Dia do Advento de
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati
26 de fevereiro de 1970
Central da ISKCON
3764 Watseka Avenue
Los Angeles, Califórnia