A Missão do Senhor Chaitanya Mahaprabhu - A Árvore do Serviço Devocional


A Árvore do Serviço Devocional
Srila Bhaktivinoda Thakura resume este Capítulo Nove em seu Amrita-pravaha-bhashya. O autor do Sri Chaitanya Charitamrita concebeu um exemplo figurado no Capítulo Nove que descreve a "planta de bhakti". Ele considera o Senhor Chaitanya Mahaprabhu, conhecido como Visvambhara, como o jardineiro dessa planta pois Ele é a personalidade principal que cuida dela. Como o supremo desfrutador, Ele desfruta das flores pessoalmente bem como as distribui. A semente da planta foi primeiramente plantada em Nabadwip, local de nascimento do Senhor Chaitanya Mahaprabhu, e a planta foi trazida para Purushottama-kshetra (Jagannatha Puri) e depois para Vrindavana. A semente frutificou primeiro em Sri Madhavendra Puri e depois em seu discípulo Sri Isvara Puri. A descrição figurada afirma que tanto a árvore em si bem como o tronco da árvore são Sri Chaitanya Mahaprabhu. Os devotos, liderados por Paramananda Puri e outros oito grandes sannyasis, são como as raízes expandidas da árvore. Há dois troncos especiais que saem do caule principal, Adwaita Prabhu e Nityananda Prabhu, e outros ramos e galhos brotam desses troncos. A árvore envolve o mundo inteiro, e as flores da árvore são para serem distribuídas a todos. Dessa forma, a árvore do Senhor Chaitanya Mahaprabhu embriaga o mundo inteiro. Deve-se notar que é um exemplo figurado destinado a explicar a missão do Senhor Chaitanya Mahaprabhu.
Verso 1
Presto minhas respeitosas reverências ao mestre espiritual do mundo inteiro, Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu, por cuja misericórdia até um cachorro pode atravessar o grande oceano a nado.
Iluminação de Srila Prabhupada:
Vemos algumas vezes que um cachorro consegue nadar por alguns metros na água e depois volta para a margem. Aqui, entretanto, afirma-se que se um cachorro for abençoado por Sri Chaitanya Mahaprabhu, poderá atravessar o oceano a nado. Similarmente, o autor do Sri Chaitanya Charitamrita, Krishnadasa Kaviraja Goswami, coloca-se numa situação desamparada ao afirmar que não tem nenhuma força pessoal, mas pelo desejo do Senhor Chaitanya, expressado pelos Vaishnavas e Madana-mohana vigraha, é possível que ele atravesse o oceano transcendental para apresentar o Sri Chaitanya Charitamrita.
Verso 2
Todas as glórias a Sri Krishna Chaitanya, conhecido como Gaurahari! Todas as glórias a Adwaita e Nityananda Prabhu!
Verso 3
Todas as glórias aos devotos do Senhor Chaitanya, liderados por Shrivasa Thakura! Eu lembro os pés de lótus deles para que todos meus desejos sejam satisfeitos.
Iluminação de Srila Prabhupada:
O autor aqui continua a seguir os mesmos princípios de adoração ao Pañcha-tattva descritos no Sétimo Capítulo do Adi-lila.
Verso 4
Eu também lembro os seis Goswamis, Rupa, Sanatana, Bhatta Raghunatha, Sri Jiva, Gopala Bhatta e Dasa Raghunatha.
Iluminação de Srila Prabhupada:
Assim é o processo de escrever literatura transcendental. Um sentimentalista que não tem qualidades Vaishnavas não pode produzir escrita transcendental. Existem muitos tolos que consideram krishna-lila como matéria de arte e escrevem ou pintam quadros sobre os passatempos do Senhor Krishna com as gopis, às vezes os retratam de forma praticamente obscena. Esses tolos sentem prazer na satisfação sensual material, mas quem deseja avançar na vida espiritual deve evitar esse tipo de literatura com escrúpulo. A menos que a pessoa seja um servo de Krishna e dos Vaishnavas, como Krishnadasa Kaviraja Goswami se apresenta ao prestar respeitosas reverências ao Senhor Chaitanya, Seus companheiros e Seus discípulos, não deve tentar escrever literatura transcendental.
Verso 5
Somente pela misericórdia de todos esses Vaishnavas e gurus que eu tento escrever sobre os passatempos e qualidades do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. Se sei ou não sei, é para minha purificação pessoal que escrevo este Livro.
Iluminação de Srila Prabhupada:
Este é o teor e a essência da composição literária transcendental. A pessoa tem que ser um Vaishnava autorizado, humilde e puro. A pessoa deve escrever a literatura transcendental para purificar a si mesma, não para crédito pessoal. Quando se escreve sobre os passatempos do Senhor, a pessoa se associa com o Senhor diretamente. Ela não deve pensar com mesquinhez: "Vou me tornar um grande autor. Vou ser um escritor célebre". Estes são desejos materiais. A pessoa deve tentar escrever para sua própria purificação. Pode ser publicado ou pode não ser publicado, não importa. Se a pessoa for sincera em sua composição literária, todas suas ambições serão satisfeitas. Se vai ser conhecida como um grande autor, é acidental. A pessoa não deve tentar escrever literatura transcendental com propósito de nome e fama.
Verso 6
Eu me abrigo na Suprema Personalidade de Deus, Sri Chaitanya Mahaprabhu, que é a própria árvore do amor transcendental por Krishna, bem como seu jardineiro e também o doador e desfrutador de seus frutos.
Verso 7
O Senhor Chaitanya pensou: "Meu nome é Visvambhara, aquele que mantém o universo inteiro. Seu significado será realizado se Eu puder preencher todo o universo com amor pelo Supremo".
Verso 8
Ao pensar assim, Ele aceitou o dever de um agricultor e começou a criar um jardim em Nabadwip.
Verso 9
Dessa forma, o Senhor trouxe a árvore dos desejos do serviço devocional para esta Terra e Se tornou Seu jardineiro. Ele plantou a semente e a regou com a água de Seu desejo.
Iluminação de Srila Prabhupada:
O serviço devocional é comparado em vários lugares a uma planta trepadeira. A pessoa tem que semear a semente da trepadeira da devoção, bhakti-lata, dentro de seu coração. À medida que ela ouve e canta regularmente, a semente frutifica e cresce gradualmente até se tornar uma planta madura e então produz o fruto do serviço devocional, chamado amor pelo Supremo, que o jardineiro (mala-kara) pode apreciar sem obstáculos.
Verso 10
Todas as glórias a Sri Madhavendra Puri, o depósito de todo serviço devocional a Krishna! Ele é uma árvore dos desejos do serviço devocional, e foi nele que a semente do serviço devocional frutificou primeiro.
Iluminação de Srila Prabhupada:
Sri Madhavendra Puri, também conhecido como Sri Madhava Puri, pertencia à sucessão discipular de Madhwacharya e era um sannyasi muito famoso. Sri Chaitanya Mahaprabhu é o terceiro discípulo descendente de Sri Madhavendra Puri. O processo de adoração na sucessão discipular de Madhwacharya era cheio de cerimônias ritualísticas, quase sem nenhum sinal de amor pelo Supremo. Sri Madhavendra Puri foi a primeira pessoa nessa sucessão discipular a exibir sintomas de amor pelo Supremo e a primeira a escrever um poema que começa com as palavras ayi dina-dayardra natha, "Ó Suprema Personalidade de Deus supremamente misericordiosa". Esse poema contém a semente do cultivo de amor ao Supremo de Chaitanya Mahaprabhu.
Verso 11
A semente do serviço devocional frutificou em seguida na forma de Sri Isvara Puri, e depois o próprio jardineiro, Chaitanya Mahaprabhu, tornou-Se o tronco principal da árvore do serviço devocional.
Iluminação de Srila Prabhupada:
Sri Isvara Puri era residente de Kumara-hatta, onde há atualmente a estação de trem conhecida como Kamarhatta. Há outra estação ali perto chamada Halisahara, que pertence à Ferrovia Eastern que percorre a seção leste de Calcutá.
Sri Isvara Puri nasceu numa família brâmane e era o discípulo mais querido de Srila Madhavendra Puri. A última parte do Sri Chaitanya Charitamrita (Antya 8.28-31) afirma:
isvara-puri gosani kare sri-pada sevana
sva-haste karena mala-mutradi marjana
nirantara krsna-nama karaya smarana
krsna-nama krsna-lila sunaya anuksana
tusta hana puri tanre kaila alingana
vara dila krsne tomara ha-uka prema-dhana
sei haite isvara-puri premera sagara
"Sri Madhavendra Puri ficou inválido na última parte de sua vida e era incapaz de se mover, por isso Isvara Puri se dedicou plenamente em seu serviço, tanto que limpava pessoalmente suas fezes e urina. Sempre cantava o maha-mantra Hare Krishna e lembrava Sri Madhavendra Puri dos passatempos do Senhor Krishna no último estágio de sua vida, assim Isvara Puri prestou o melhor serviço entre todos seus discípulos. Isso fez com que Sri Madhavendra Puri ficasse muito satisfeito com ele e o abençoou dessa forma: "Meu querido rapaz, eu só posso rogar a Krishna que fique satisfeito com você". Por isso, Isvara Puri, pela graça de seu mestre espiritual, Sri Madhavendra Puri, tornou-se um grande devoto no oceano de amor ao Supremo". Srila Visvanatha Chakravarti afirma em sua prece Gurv-astaka, yasya prasadad bhagavat-prasado yasyaprasadan na gatih kuto 'pi: "Pela misericórdia do mestre espiritual a pessoa é abençoada com a misericórdia de Krishna. Sem a graça do mestre espiritual a pessoa não pode fazer nenhum avanço". A pessoa se torna perfeita pela misericórdia do mestre espiritual, como neste exemplo nítido. Um Vaishnava é sempre protegido pela Suprema Personalidade de Deus, mas se aparenta estar inválido, é uma chance para seus discípulos servi-lo. Isvara Puri satisfez seu mestre espiritual pelo serviço, e pelas bênçãos de seu mestre espiritual, ele se tornou uma personalidade tão elevada que o Senhor Chaitanya Mahaprabhu o aceitou como Seu mestre espiritual. Srila Isvara Puri é o mestre espiritual de Sri Chaitanya Mahaprabhu, mas antes de iniciar o Senhor Chaitanya, ele foi para Nabadwip e ficou alguns meses na casa de Gopinatha Acharya. O Senhor Chaitanya o conheceu nessa época, e entendemos que ele serviu Sri Chaitanya Mahaprabhu por recitar seu livro, Krishna-lilamrita. Isso é explicado no Sri Chaitanya Bhagavata, Adi-lila, Capítulo Onze.
Para ensinar a todos pelo Seu próprio exemplo como ser um discípulo fervoroso de seu mestre espiritual, Sri Chaitanya Mahaprabhu, a Suprema Personalidade de Deus, visitou o local de nascimento de Isvara Puri em Kamarhatta e coletou um pouco de terra de seu lugar de nascimento. A qual Ele guardava com muito cuidado, e costumava comer um pouquinho todos os dias. Isso está descrito no Sri Chaitanya Bhagavata, Adi-lila, Capítulo Dezessete. Tornou-se um costume os devotos irem lá e coletarem um pouco de terra desse local, por seguirem o exemplo de Sri Chaitanya Mahaprabhu.
Verso 12
Por meio de Seu poder inconcebível, o Senhor Se tornou o jardineiro, o tronco e os ramos simultaneamente.
Versos 13-15
Paramananda Puri, Keshava Bharati, Brahmananda Puri e Brahmananda Bharati, Sri Vishnu Puri, Keshava Puri, Krishnananda Puri, Sri Nrisimha Tirtha e Sukhananda Puri; todos esses nove sannyasis raízes brotaram do tronco da árvore. Assim a árvore se fixou firmemente com a força dessas nove raízes.
Iluminação de Srila Prabhupada:
Paramananda Puri: Paramananda Puri pertencia a uma família brâmane do distrito de Trihut em Uttara Pradesh. Madhavendra Puri era seu mestre espiritual. Devido à sua relação com Madhavendra Puri, Paramananda Puri era muito querido por Sri Chaitanya Mahaprabhu. O Chaitanya Bhagavata, Antya-lila, afirma:
sannyasira madhye isvarera priya-patra
ara nahi eka puri gosani se matra
damodara-svarupa paramananda-puri
sannyasi-parsade ei dui adhikari
niravadhi nikate thakena dui jana
prabhura sannyase kare dandera grahana
puri dhyana-para damodarera kirtana
yata-priti isvarera puri-gosanire
damodara-svarupereo tata priti kare
"Entre seus discípulos sannyasis, Isvara Puri e Paramananda Puri eram muito queridos por Madhavendra Puri. Por isso que Paramananda Puri, como Swarupa Damodara, que também era sannyasi, era muito querido por Sri Chaitanya Mahaprabhu e era Seu companheiro constante. Quando o Senhor Chaitanya aceitou a ordem renunciada, Paramananda Puri ofereceu-Lhe a danda. Paramananda Puri estava sempre absorto em meditação, e Sri Swarupa estava sempre dedicado ao cantar do maha-mantra Hare Krishna. Da mesma forma como Sri Chaitanya Mahaprabhu prestava respeito pleno a Seu mestre espiritual, Isvara Puri, Ele respeitava Paramananda Puri e Swarupa Damodara". O Chaitanya Bhagavata, Antya-lila, Capítulo Três narra que quando Sri Chaitanya Mahaprabhu viu Paramananda Puri na primeira vez, fez a seguinte afirmação:
aji dhanya locana, saphala aji janma
saphala amara aji haila sarva-dharma
prabhu bale aji mora saphala sannyasa
aji madhavendra more ha-ila prakasa
"Meus olhos, Minha mente, Minhas atividades religiosas e Minha aceitação da ordem sannyasa agora se tornaram todos perfeitos porque hoje Madhavendra Puri se manifestou perante Mim na forma de Paramananda Puri". O Chaitanya Bhagavata afirma mais ainda:
kathoksane anyo 'nye karena pranama
paramananda-puri caitanyera priya-dhama
"Sri Chaitanya Mahaprabhu assim compartilhou respeitosas reverências com Paramananda Puri, que era muito querido por Ele". Paramananda Puri fundou um pequeno monastério atrás do lado oeste do Templo de Jagannatha, onde cavou um poço para fornecer água. A água entretanto era amarga, por isso, Sri Chaitanya Mahaprabhu rezou ao Senhor Jagannatha para permitir que a água do Ganges viesse para dentro do poço e ficasse doce. Quando o Senhor Jagannatha atendeu ao pedido, o Senhor Chaitanya disse a todos devotos que desse dia em diante, a água do poço de Paramananda Puri devia ser celebrada como água do Ganges, pois qualquer devoto que se banhasse nela ou a bebesse obteria com certeza o mesmo benefício obtido em beber ou se banhar nas águas do Ganges. Essa pessoa com certeza desenvolveria o amor puro pelo Supremo. O Chaitanya Bhagavata, Antya-lila, afirma:
prabhu bale ami ye achiye prthivite
niscaya-i janiha puri-gosanira prite
"Sri Chaitanya Mahaprabhu costuma dizer: "Eu vivo neste mundo somente por causa do comportamento excelente de Sri Paramananda Puri"". O Gaura-ganoddesha-dipika, verso 118 afirma: puri sri-paramanando ya asid uddhavah pura. "Paramananda Puri não é outro além de Uddhava". Uddhava era amigo e tio do Senhor Krishna, e em chaitanya-lila, o mesmo Uddhava se tornou amigo de Sri Chaitanya Mahaprabhu e Seu tio em termos de sua relação na sucessão discipular.
Keshava Bharati: Os sampradayas Sarasvati, Bharati e Puri pertencem ao Sringeri Matha do sul da Índia. E Sri Keshava Bharati, que estava num monastério em Katwa nessa época, pertencia ao sampradaya Bharati. Segundo algumas opiniões autorizadas, apesar de Keshava Bharati pertencer ao sampradaya Shankara, foi iniciado antes por um Vaishnava. É dito que ele é um Vaishnava porque foi iniciado por Madhavendra Puri, pois alguns dizem que ele tomou sannyasa de Madhavendra Puri. O Templo e a Deidade adorada fundados por Keshava Bharati ainda existem na vila conhecida como Khatundi, que pertence à jurisdição postal de Kandara no distrito de Burdwan. Segundo os administradores do matha, os sacerdotes são descendentes de Keshava Bharati, e alguns dizem que os adoradores da Deidade são descendentes dos filhos de Keshava Bharati. Ele teve dois filhos em sua vida de casado, Nishapati e Ushapati, e um brâmane chamado Sri Nakadichandra Vidyaratna, que era membro da família de Nishapati, era o sacerdote encarregado na época em que Sri Bhaktisiddhanta Sarasvati visitou esse Templo. Segundo alguns, os sacerdotes do Templo pertencem à família do irmão de Keshava Bharati. Há outra opinião ainda de que descendem de Madhava Bharati, que era outro discípulo de Keshava Bharati. O discípulo de Madhava Bharati, Balabhadra, que mais tarde se tornou sannyasi do sampradaya Bharati, teve dois filhos em sua vida de casado chamados Madana e Gopala. Madana, cujo sobrenome era Bharati, vivia na vila Auriya, e Gopala, cujo sobrenome era Brahmachari, viveu na vila Denduda. Ainda existem muitos descendentes vivos dessas duas famílias.
O Gaura-ganoddesha-dipika, verso 52, afirma:
mathurayam yajna-sutram
pura krsnaya yo munih
dadau sandipanih so 'bhud
adya kesava-bharati
"Sandipani Muni, que anteriormente ofereceu o cordão sagrado a Krishna e Balarama, depois se tornou Keshava Bharati". Foi ele quem ofereceu sannyasa a Sri Chaitanya Mahaprabhu. Outra citação do Gaura-ganoddesha-dipika, verso 117: iti kecit prabhasante 'krurah kesava-bharati. "Segundo algumas opiniões autorizadas, Keshava Bharati é uma encarnação de Akrura". Keshava Bharati ofereceu a ordem sannyasa a Sri Chaitanya Mahaprabhu no ano 1432 shakabda (1510 d.C.) em Katwa. Isso está descrito no Vaishnava-mañjusha, Parte Dois.
Brahmananda Puri: Sri Brahmananda Puri era um dos companheiros de Sri Chaitanya Mahaprabhu quando Ele fazia kirtana em Nabadwip, e também acompanhou o Senhor Chaitanya em Jagannatha Puri. Notamos aqui que o nome Brahmananda não é aceito somente por sannyasis Mayavadis como também por sannyasis Vaishnavas. Um tolo certa vez criticou o nome sannyasi Brahmananda Swami, ao dizer que é um nome Mayavadi. Esse tolo não sabe que Brahmananda não se refere sempre ao impessoal. Parabhraman, o Brahman Supremo, é Krishna. Portanto, um devoto de Krishna também pode ser chamado de Brahmananda, como é evidente no fato de Brahmananda Puri ser um dos sannyasis principais companheiros do Senhor Chaitanya Mahaprabhu.
Brahmananda Bharati: Brahmananda Bharati foi visitar Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu em Jagannatha-dhama. Nessa ocasião, ele usava somente uma pele de veado para se cobrir, e Sri Chaitanya Mahaprabhu insinuou indiretamente que não gostava da cobertura de pele de veado. Brahmananda Puri então deixou a pele de veado e aceitou o pano de cor açafrão, como usado pelos sannyasis Vaishnavas. Ele viveu durante algum tempo com Sri Chaitanya Mahaprabhu em Jagannatha Puri.
Verso 16
Com o sóbrio e sério Paramananda Puri como a raiz central e as oito outras raízes nas oito direções, a árvore de Chaitanya Mahaprabhu se fixou com firmeza.
Verso 17
Muitos ramos cresceram do tronco, e inumeráveis outros em cima deles.
Verso 18
Os ramos da árvore de Chaitanya formaram assim uma copa ou sociedade, com grandes ramos que cobriram todo o universo.
Iluminação de Srila Prabhupada:
Nossa Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna é um dos ramos da árvore de Chaitanya.
Verso 19
Centenas de sub-ramos cresceram de cada ramo. Ninguém pode contar quantos ramos brotaram então.
Verso 20
Vou tentar descrever os principais dos inúmeros ramos. Ouçam por favor a descrição da árvore de Chaitanya.
Verso 21
O tronco se dividiu em dois no topo da árvore. Um tronco se chama Sri Adwaita e o outro, Sri Nityananda Prabhu.
Verso 22
Muitos ramos e sub-ramos brotaram desses dois troncos que cobriram o mundo inteiro.
Verso 23
Esses ramos e sub-ramos e seus sub-ramos ficaram tão numerosos que ninguém pode escrever sobre eles na realidade.
Verso 24
Os discípulos e discípulos netos e seus admiradores assim se espalharam pelo mundo inteiro, e não é possível enumerá-los todos.
Verso 25
Do mesmo modo como uma figueira produz frutos em todo seu corpo, cada parte da árvore do serviço devocional produz frutos.
Iluminação de Srila Prabhupada:
Essa árvore do serviço devocional não é deste mundo material. Ela cresce no mundo espiritual, onde não há diferença entre uma parte do corpo e outra. Seria algo como uma árvore de açúcar, qualquer que seja a parte da árvore que a pessoa saboreia, sempre será doce. A árvore de bhakti tem vários ramos, folhas e frutos, mas tudo é destinado ao serviço à Suprema Personalidade de Deus. Existem nove processos diferentes de serviço devocional (sravanam kirtanam visnoh smaranam pada-sevanam arcanam vandanam dasyam sakhyam atma-nivedanam), mas todos eles se destinam unicamente ao serviço do Supremo Senhor. Por isso, se a pessoa ouvir, cantar, lembrar ou adorar, suas atividades produzirão o mesmo resultado. Qual desses processos é o mais adequado para cada devoto, depende de seu gosto.
Verso 26
Porque Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu é o tronco principal, o sabor dos frutos que cresceram em todos ramos e sub-ramos superavam o sabor do néctar.
Verso 27
As frutas amadureceram e ficaram doces e nectáreas. O jardineiro, Sri Chaitanya Mahaprabhu, distribuía todas sem cobrar nenhum preço.
Verso 28
Toda riqueza dos três mundos não pode se igualar ao valor de uma dessas frutas nectáreas do serviço devocional.
Verso 29
Sem considerar quem pediu ou não pediu, nem quem era digno ou indigno para receber, Chaitanya Mahaprabhu distribuiu o fruto do serviço devocional.
Iluminação de Srila Prabhupada:
Este é o teor e a essência do movimento sankirtana do Senhor Chaitanya. Não se faz nenhuma discriminação entre aqueles que são dignos ou indignos para ouvir ou participar do movimento sankirtana. Por isso, sua pregação deve ser sem nenhuma discriminação. O único objetivo dos pregadores do movimento sankirtana deve ser pregar sem restrição. Essa é a forma como Sri Chaitanya Mahaprabhu apresentou Seu movimento sankirtana ao mundo.
Verso 30
O jardineiro transcendental, Sri Chaitanya Mahaprabhu, distribuía punhados e mais punhados de frutos em todas direções, e quando pessoas pobres famintas comiam o fruto, o jardineiro sorria com grande prazer.
Verso 31
O Senhor Chaitanya então se dirigiu às diversas variedades de ramos e sub-ramos da árvore do serviço devocional:
Verso 32
"Como a árvore do serviço devocional é transcendental, cada uma de suas partes pode executar a ação de todas outras partes. Apesar duma árvore ser supostamente imóvel, todavia essa árvore se move".
Iluminação de Srila Prabhupada:
Experimentamos no mundo material que as árvores permanecem num único lugar, mas no mundo espiritual, uma árvore pode ir de um lugar a outro. Portanto, tudo no mundo espiritual se chama alaukika, incomum ou transcendental. Outra característica dessa árvore é que pode atuar universalmente. As raízes duma árvore no mundo material penetram bem fundo na terra para obter seus nutrientes, mas no mundo espiritual, os galhos, ramos e folhas da parte superior da árvore podem atuar como as raízes.
Verso 33
"Todas as partes dessa árvore são conscientes, e se espalham por todo o mundo à medida que crescem assim".
Verso 34
"Eu sou o único jardineiro. Em quantos lugares Eu posso ir? Quantos frutos posso colher e distribuir"?
Iluminação de Srila Prabhupada:
Sri Chaitanya Mahaprabhu insinua aqui que a distribuição do maha-mantra Hare Krishna deve ser realizada com forças combinadas. Apesar de ser a Suprema Personalidade de Deus, Ele lamenta: "Como posso agir sozinho? Como posso colher os frutos e distribuir ao mundo inteiro sozinho"? Indica assim que todas as classes de devotos devem combinar para distribuir o maha-mantra Hare Krishna sem consideração de tempo, lugar e situação.
Verso 35
"Seria uma tarefa muito árdua colher os frutos e distribuí-los sozinho, e suspeito ainda que alguns receberão e outros não".
Verso 36
"Por isso, Eu ordeno a cada pessoa dentro deste universo que aceite o movimento da consciência de Krishna e o distribua em todas as partes".
Iluminação de Srila Prabhupada:
Há uma canção de Srila Bhaktivinoda Thakura a esse respeito:
enechi ausadhi maya nasibara lagi'
hari-nama-maha-mantra lao tumi magi'
bhakativinoda prabhu-carane padiya
sei hari-nama-mantra laila magiya
O movimento sankirtana foi apresentado pelo Senhor Chaitanya Mahaprabhu justamente para dissipar a ilusão de maya, pela qual todos neste mundo material pensam que são um produto da matéria e por isso têm muitos deveres pertencentes ao corpo. Na realidade, o ser vivo não é o corpo material; e sim a alma espiritual. Ele tem a necessidade espiritual de ser eternamente bem aventurado e pleno de conhecimento, mas se identifica com o corpo infelizmente, às vezes como ser humano, às vezes como animal, às vezes como árvore, às vezes como aquático, às vezes como semideus, e assim por diante. Assim, ele desenvolve um tipo de consciência a cada mudança de corpo com diferentes tipos de atividades e fica cada vez mais enredado na existência material, na transmigração perpétua de um corpo a outro. Sob o encanto de maya, ou ilusão, ele não considera passado ou futuro e se satisfaz apenas com a curta duração de vida que obteve no presente. Sri Chaitanya Mahaprabhu trouxe o movimento sankirtana para erradicar essa ilusão, e Ele pede a todos que o aceitem e o distribuam. A pessoa que é seguidora autêntica de Sri Bhaktivinoda Thakura deve aceitar imediatamente o pedido do Senhor Chaitanya Mahaprabhu por prestar respeitosas reverências a Seus pés de lótus e implorar a Ele pelo maha-mantra Hare Krishna. Se a pessoa tiver bastante sorte para implorar ao Senhor pelo maha-mantra Hare Krishna, sua vida será bem sucedida.
Verso 37
"Eu sou o único jardineiro. Se Eu não distribuir esses frutos, o que farei com eles? Quantos frutos posso comer sozinho"?
Iluminação de Srila Prabhupada:
O Senhor Chaitanya Mahaprabhu produziu tantos frutos do serviço devocional que podem ser distribuídos ao mundo inteiro, de outro modo, como Ele sozinho pode apreciar e saborear todos e cada fruto? O motivo original para o Senhor Sri Krishna descender como Sri Chaitanya Mahaprabhu é para compreender o amor de Srimati Radharani por Krishna e para saborear esse amor. Os frutos da árvore do serviço devocional são inumeráveis, por isso que Ele queria distribuí-los sem restrição a todos. Srila Rupa Goswami escreve:
anarpita-carim cirat karunayavatirnah kalau
samarpayitum unnatojjvala-rasam sva-bhakti-sriyam
harih purata-sundara-dyuti-kadamba-sandipitah
sada hrdaya-kandare sphuratu vah saci-nandanah
Há muitas encarnações preciosas da Suprema Personalidade de Deus, mas nenhuma é tão generosa, bondosa e magnânima como Sri Chaitanya Mahaprabhu, porque Ele distribui o aspecto mais confidencial do serviço devocional, chamado amor conjugal de Radha e Krishna. Sri Rupa Goswami Prabhupada portanto deseja que Sri Chaitanya Mahaprabhu viva perpetuamente nos corações de todos devotos, para que assim possam compreender e saborear os romances amorosos de Srimati Radharani e Krishna.
Verso 38
"Todas as partes da árvore foram aguadas pelo desejo transcendental da Suprema Personalidade de Deus, por isso que tem inúmeros frutos do amor ao Supremo".
Iluminação de Srila Prabhupada:
Deus é ilimitado, e Seus desejos também são ilimitados. Este exemplo dos frutos ilimitados é muito apropriado mesmo no contexto material, pois pela boa vontade da Suprema Personalidade de Deus pode haver suficiente produção de frutas, grãos e outros alimentos tanto que todas pessoas no mundo não serão capazes de esgotá-los, mesmo se comerem dez vezes mais além de sua capacidade. Na realidade, neste mundo material não há escassez de nada exceto Consciência de Krishna. Se as pessoas se tornarem conscientes de Krishna pela vontade transcendental da Suprema Personalidade de Deus, haverá bastante produção de alimentos para que as pessoas não tenham nenhum problema econômico. Qualquer um pode entender este fato com facilidade. A produção de frutos e flores não depende do nosso desejo mas da vontade suprema da Personalidade de Deus. Se Ele estiver satisfeito, suprirá bastantes frutos, flores etc., mas se as pessoas são ateístas e irreligiosas, a natureza, por Sua vontade, restringe o fornecimento de comida. Por exemplo, em várias províncias da Índia, especialmente em Maharashtra, Uttara Pradesh e outros estados vizinhos, às vezes acontece uma grande escassez de alimentos devido à falta de chuva. Os ditos cientistas e economistas não podem fazer nada a respeito. Portanto, para resolver todos problemas, a pessoa tem que procurar a boa vontade da Suprema Personalidade de Deus por se tornar consciente de Krishna e adorá-Lo regularmente em serviço devocional.
Verso 39
"Distribuam este movimento da consciência de Krishna por todo o mundo. Que todas pessoas comam estes frutos e fiquem definitivamente livres da velhice e morte".
Iluminação de Srila Prabhupada:
O movimento da consciência de Krishna iniciado pelo Senhor Chaitanya é extremamente importante pois quem adere a ele, torna-se eterno por se livrar do nascimento, morte e velhice. As pessoas não reconhecem que os pesares reais da vida são os quatro princípios de nascimento, morte, velhice e doença. São tão tolas que se conformam com essas quatro misérias, sem experimentarem o remédio transcendental do maha-mantra Hare Krishna. A pessoa pode se livrar de todas misérias simplesmente por cantar o maha-mantra Hare Krishna, mas porque estão encantadas pela energia ilusória, as pessoas não levam a sério este movimento. Portanto, aqueles que são servos verdadeiros de Sri Chaitanya Mahaprabhu devem distribuir seriamente este movimento por todo o mundo com o propósito de conceder o maior benefício para a sociedade humana. Claro que animais e outras espécies inferiores não têm capacidade de entender este movimento, mas mesmo se um pequeno grupo de seres vivos aceitá-lo seriamente, e cantar alto, todos seres vivos, inclusive árvores, animais e outras espécies inferiores, receberão o benefício. Quando Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou a Haridasa Thakura como faria o bem para outros seres vivos além dos humanos, Srila Haridasa Thakura respondeu que o maha-mantra Hare Krishna é tão poderoso que se for cantado alto, todos recebem o benefício, inclusive as espécies de vida inferiores.
Verso 40
"Se os frutos forem distribuídos no mundo inteiro, Minha reputação como pessoa piedosa será conhecida em toda parte, todas pessoas então glorificarão Meu nome com grande prazer".
Iluminação de Srila Prabhupada:
Essa profecia do Senhor Chaitanya Mahaprabhu começa a acontecer realmente agora. O movimento da consciência de Krishna é distribuído no mundo inteiro por meio do cantar do Santo Nome do Senhor, o maha-mantra Hare Krishna, e as pessoas que vivem vidas confusas e caóticas agora sentem felicidade transcendental. Elas encontram a paz em sankirtana, e reconhecem o benefício supremo deste movimento. Assim é a bênção do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. Sua profecia agora se cumpre de verdade, e quem é sóbrio e consciente aprecia o valor deste grande movimento.
Verso 41
"Quem nasceu na forma humana no território da Índia (Bharata-varsha) deve tornar sua vida bem sucedida e trabalhar para o benefício de todas pessoas".
Iluminação de Srila Prabhupada:
A magnanimidade do Senhor Chaitanya Mahaprabhu se expressa neste verso muito importante. Apesar de nascer na Bengala, por isso que os bengalis têm um dever especial com Ele, Sri Chaitanya Mahaprabhu Se dirige não apenas aos bengalis mas a todos os habitantes da Índia. É no território da Índia que a verdadeira civilização humana pode se desenvolver.
A vida humana se destina especialmente à realização de Deus, como o Vedanta-sutra afirma: athato brahma-jijñasa. Qualquer pessoa que nasceu no território da Índia (Bharata-varsha) tem o privilégio especial de ser capaz de aproveitar a instrução e guia da civilização Védica. Ela recebe automaticamente os princípios básicos da vida espiritual, pois 99,9 % do povo indiano, mesmo simples camponeses e outros que não são educados nem sofisticados, acreditam na transmigração da alma, acreditam em vidas passadas e futuras, acreditam em Deus e querem adorar a Suprema Personalidade de Deus ou Seu representante. Esses ideais são herança natural da pessoa que nasce na Índia. A Índia tem vários lugares de peregrinação, tais como Gaya, Benares, Mathura, Prayag, Vrindavana, Haridwara, Ramesvaram e Jagannatha Puri, e até hoje, as pessoas vão e os visitam em centenas de milhares. Apesar dos líderes atuais da Índia influenciarem as pessoas a não acreditarem em Deus, não acreditarem na próxima vida e não acreditarem na diferença entre vida piedosa e impiedosa, e as ensinam a beber vinho, comer carne e se tornarem supostamente civilizadas, mesmo assim as pessoas têm medo das quatro atividades da vida pecaminosa, a saber, sexo ilícito, comer carne, intoxicação e jogos de azar, e onde quer que haja um festival religioso, elas se reúnem aos milhares. Nós experimentamos isso na prática. Sempre que o movimento da Consciência de Krishna realiza um festival de sankirtana em cidades grandes como Calcutá, Bombaim, Madras, Ahmedabad ou Hyderabad, milhares de pessoas vêm participar. Às vezes falamos em inglês, a maioria das pessoas não entende inglês, mesmo assim, elas vêm para nos ouvir. Mesmo quando imitadores de encarnações de Deus falam, as pessoas se reúnem aos milhares, porque toda pessoa que nasce na Índia tem uma inclinação espiritual natural e aprende os princípios básicos da vida espiritual, elas só precisam receber um pouco mais de educação sobre os princípios Védicos. Por isso que Sri Chaitanya Mahaprabhu afirma, janma sarthaka kari' kara para-upakara: se um indiano for versado nos princípios Védicos, tem que realizar a melhor atividade de bem estar para o mundo inteiro.
No presente, devido à falta de Consciência de Krishna, ou consciência de Deus, o mundo inteiro está na escuridão, coberto pelos quatro princípios da vida pecaminosa, comer carne, sexo ilícito, jogos de azar e intoxicação. Por isso que é preciso uma vigorosa propaganda para educar as pessoas para pararem com essas atividades. Assim haverá paz e prosperidade, os bandidos, ladrões e devassos diminuirão em número naturalmente, e toda a sociedade humana será consciente de Deus.
O efeito prático de nossa propagação do movimento da Consciência de Krishna por todo o mundo é que agora os devassos mais degradados se tornam santos do mais alto grau. É apenas o humilde serviço de um indiano para o mundo. Se todos indianos seguissem esse caminho, como recomendado pelo Senhor Chaitanya Mahaprabhu, a Índia daria um presente inigualável para o mundo, e seria assim muito gloriosa. Entretanto, a Índia agora é conhecida como um país miserável, e qualquer um que vem da América ou qualquer outro país rico para a Índia, vê pessoas que moram nas calçadas e não conseguem comer nem duas refeições por dia. Há também instituições que coletam dinheiro de todas partes do mundo em nome de atividades beneficentes para o povo afetado pela pobreza, mas gastam o dinheiro com sua própria satisfação sensual. Agora, pela ordem de Sri Chaitanya Mahaprabhu, o movimento para a Consciência de Krishna começou, e as pessoas recebem o benefício deste movimento. Por isso que agora é dever de todas pessoas proeminentes da Índia considerarem a importância deste movimento e treinarem muitos indianos para irem pregar este culto fora da Índia. As pessoas aceitarão, haverá cooperação entre o povo indiano e outros povos do mundo, e a missão de Sri Chaitanya Mahaprabhu será cumprida. Sri Chaitanya Mahaprabhu será então glorificado em todo mundo, e as pessoas serão naturalmente felizes, pacíficas e prósperas, não apenas nesta vida mas na próxima também, como o Bhagavad-gita afirma, qualquer um que entende Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, obtém a salvação bem fácil, ou liberdade da repetição de nascimento e morte, e vai de volta ao lar, de volta ao Supremo. Por isso que Sri Chaitanya Mahaprabhu pede a todo indiano para se tornar um pregador de Seu culto a fim de salvar o mundo da confusão catastrófica.
Este não é apenas dever dos indianos mas o dever de todos, e ficamos muito felizes que moças e rapazes americanos e europeus cooperam seriamente com este movimento. Devemos saber definitivamente que a melhor atividade beneficente para a sociedade humana é despertar a consciência de Deus das pessoas, ou Consciência de Krishna. Por isso que todos devem ajudar este grande movimento. Como está confirmado no Srimad Bhagavatam, Décimo Canto, Capítulo Vinte e Dois, verso 35, que é citado a seguir no Sri Chaitanya Charitamrita.
Verso 42
"É dever de todo ser vivo realizar atividades beneficentes para o benefício de outros com sua vida, riqueza, inteligência e palavras".
Iluminação de Srila Prabhupada:
Há dois tipos de atividades gerais, shreyas, ou atividades que são definitivamente benéficas e auspiciosas, e preyas, ou aquelas que são imediatamente benéficas e auspiciosas. Por exemplo, crianças gostam de brincar. Elas não querem ir para a escola e receber educação, e pensam que brincar todo o dia e noite e desfrutar com seus amigos é o objetivo da vida. Mesmo na vida transcendental do Senhor Krishna, vemos que quando Ele era criança, gostava muito de brincar com Seus amigos da mesma idade, os meninos pastores de vacas. Ele nem voltava para jantar em casa. Mãe Yashoda tinha que sair para obrigá-Lo a voltar para casa. A natureza da criança é portanto se ocupar dia e noite em brincar, sem se preocupar até mesmo com sua saúde ou outros interesses importantes. Este é um exemplo de preyas, ou atividades imediatamente benéficas. Mas também existem shreyas, atividades que são auspiciosas definitivamente. Segundo a civilização Védica, o ser humano tem que ser consciente de Deus. Tem que entender quem é Deus, o que é este mundo material, quem é ele, e quais são suas relações mútuas. Isso se chama shreyas, ou atividade auspiciosa definitiva.
Este verso do Srimad Bhagavatam afirma que a pessoa deve se interessar por shreyas. Para alcançar o objetivo máximo de shreyas, ou boa fortuna, a pessoa tem que dedicar tudo, inclusive sua vida, riqueza e palavras, não apenas para si mesma mas para os outros também. Todavia, a menos que a pessoa se interesse por shreyas em sua própria vida, não pode pregar shreyas para o benefício dos outros.
Este verso citado por Sri Chaitanya Mahaprabhu se aplica a seres humanos, não a animais. Como o verso anterior indica com as palavras manusya-janma, essas ordens são para seres humanos. Infelizmente, os seres humanos, apesar de estarem em corpos humanos, tornam-se piores do que animais em comportamento. Isso é falha da educação moderna. Os educadores modernos não conhecem o objetivo da vida humana, apenas se interessam em como desenvolver a condição econômica de seus países ou sociedade humana. Isso também é necessário, a civilização Védica considera todos aspectos da vida humana, inclusive dharma (religião), artha (desenvolvimento econômico), kama (satisfação sensual) e moksha (liberação). Mas o primeiro interesse da humanidade deve ser a religião. Para ser religiosa, a pessoa tem que obedecer às ordens de Deus, mas infelizmente as pessoas desta era rejeitaram a religião, e estão ocupadas no desenvolvimento econômico. Por isso que adotam qualquer meio para ganhar dinheiro. A pessoa não precisa ganhar dinheiro de qualquer jeito para o desenvolvimento econômico, precisa apenas de dinheiro suficiente para manter seu corpo e alma. Todavia, porque o desenvolvimento econômico moderno acontece sem nenhuma base religiosa, as pessoas se tornaram luxuriosas, gananciosas e loucas por dinheiro. Elas apenas desenvolvem as qualidades de rajas (paixão) e tamas (ignorância), com negligência à outra qualidade da natureza, sattva (bondade), e às qualidades brâmanes. Por isso que a sociedade inteira está em caos.
O Bhagavatam afirma que é dever do ser humano evoluído atuar de forma a facilitar para a sociedade humana alcançar o objetivo supremo da vida. Há um verso similar no Vishnu Purana, Parte Três, Capítulo Doze, verso 45, que é citado neste capítulo do Sri Chaitanya Charitamrita como o verso 43.
Verso 43
"Com seu trabalho, pensamentos e palavras, uma pessoa inteligente deve realizar ações que serão benéficas para todos os seres vivos nesta vida e na próxima".
Iluminação de Srila Prabhupada:
Infelizmente, as pessoas em geral não sabem o que acontecerá na próxima vida. Preparar-se para sua próxima vida é bom senso, e é um princípio da civilização Védica, mas as pessoas atuais no mundo inteiro não acreditam na próxima vida. Mesmo professores e outros educadores influentes dizem que quando o corpo acaba, tudo acaba. Essa filosofia ateísta é a causa da morte da civilização humana. As pessoas fazem todos tipos de atividades pecaminosas irresponsavelmente, e o privilégio da vida humana é levado embora pela propaganda educacional dos assim chamados líderes. O fato real é que esta vida se destina à preparação para a próxima vida; a pessoa passa por muitas espécies, ou formas, por meio da evolução, e esta forma humana de vida é uma oportunidade para se promover a uma vida melhor. Como o Bhagavad-gita (9.25) explica:
yanti deva-vrata devan
pitrn yanti pitr-vratah
bhutani yanti bhutejya
yanti mad-yajino 'pi mam
"Aqueles que adoram os semideuses nascerão entre os semideuses, os que adoram fantasmas e espíritos nascerão entre esses seres, aqueles que adoram os ancestrais irão para os ancestrais, e aqueles que Me adoram viverão Comigo". Logo, a pessoa pode se promover aos sistemas planetários superiores, onde é a residência dos semideuses, pode se promover a Pitriloka, pode permanecer na Terra, ou também pode voltar ao lar, de volta ao Supremo. Como o Bhagavad-gita (4.9) confirma ainda mais: tyaktva deham punar janma naiti mam eti so 'rjuna. Quando deixa o corpo, a pessoa que conhece Krishna de verdade não retorna a este mundo para aceitar outro corpo material, mas volta ao lar, de volta ao Supremo. Esse conhecimento está nos shastras e as pessoas têm que ter uma oportunidade de compreendê-lo. Mesmo se a pessoa não conseguir voltar ao Supremo durante a vida, a civilização védica pelo menos dá a oportunidade de promoção aos sistemas planetários superiores, onde os semideuses vivem, e não regredir à vida animal. No presente, as pessoas não entendem esse conhecimento, apesar de constituir uma grande ciência, pois são mal educadas e treinadas para não aceitá-lo. Essa é a situação horrível da sociedade humana moderna. Assim, o movimento da consciência de Krishna é a única esperança para dirigir a atenção das pessoas inteligentes para um benefício mais elevado na vida.
Verso 44
"Eu sou só um jardineiro. Não tenho reino nem grandes riquezas. Tenho apenas algumas frutas e flores que desejo utilizar para alcançar piedade na Minha vida".
Iluminação de Srila Prabhupada:
Sri Chaitanya Mahaprabhu Se apresenta como não muito rico para realizar atividades beneficentes para a sociedade humana, assim indica que a pessoa não precisa ser rica ou opulenta para agir pelo benefício da humanidade. Pessoas ricas às vezes são muito orgulhosas de poderem realizar atividades benéficas para a sociedade humana enquanto outras não podem. Um exemplo prático quando há escassez de comida na Índia por causa da falta de chuva, alguns membros da classe rica distribuem comida com muito orgulho, por meio de grandes arranjos com a ajuda do governo, como se as pessoas fossem beneficiadas apenas com isso. Vamos supor que não haja grãos alimentícios. Como os ricos distribuirão comida? A produção de grãos depende plenamente de Deus. Se não chover, não haverá grãos, e essas pessoas supostamente ricas não terão capacidade para distribuir grãos para o povo.
O propósito real da vida, portanto, é satisfazer a Suprema Personalidade de Deus. Sri Rupa Goswami descreve em seu Bhakti-rasamrita-sindhu que o serviço devocional é tão exaltado que é benéfico e auspicioso para todas pessoas. Sri Chaitanya Mahaprabhu também declarou que para propagar o culto de bhakti do serviço devocional na sociedade humana, a pessoa não precisa ser rica. Qualquer um pode fazer isso e assim conceder o maior benefício à humanidade se souber a arte. O Senhor Chaitanya Mahaprabhu faz o papel de jardineiro porque apesar do jardineiro não ser uma pessoa rica, ele tem algumas frutas e flores. Qualquer pessoa pode coletar algumas frutas e flores e satisfazer a Suprema Personalidade de Deus com serviço devocional, como o Senhor recomenda no Bhagavad-gita (9.26):
patram puspam phalam toyam
yo me bhaktya prayacchati
tad aham bhakty-upahrtam
asnami prayatatmanah
Ninguém pode satisfazer o Supremo Senhor com suas riquezas, fortuna ou posição opulenta, mas qualquer um pode colher uma pequena fruta ou uma flor e oferecer ao Senhor. O Senhor afirma que se a pessoa faz essa oferenda com devoção, Ele aceitará e comerá. Quando Krishna come, o mundo inteiro fica satisfeito. O Mahabharata tem uma história que ilustra como Krishna comeu, e os sessenta mil discípulos de Durvasa Muni ficaram satisfeitos. Logo, é um fato que se podemos satisfazer a Suprema Personalidade de Deus com nossa vida (pranaih), com nossa riqueza (arthaih), com nossa inteligência (dhiya) ou com nossas palavras (vacha), o mundo inteiro ficará feliz naturalmente. Por isso que nosso dever principal é satisfazer o Supremo Senhor com nossas ações, ou dinheiro e nossas palavras. É muito simples. Mesmo se a pessoa não tiver dinheiro, pode pregar o maha-mantra Hare Krishna para todos. Ele pode ir a todos lugares, em cada lar, e pedir a todos para cantarem o maha-mantra Hare Krishna. Assim a situação do mundo inteiro se tornará muito feliz e pacífica.
Verso 45
"Apesar de agir como o jardineiro, Eu também quero ser a árvore, porque assim poderei conceder o benefício para todos".
Iluminação de Srila Prabhupada:
Sri Chaitanya Mahaprabhu é a personalidade mais benevolente da sociedade humana porque Seu único desejo é tornar as pessoas felizes. Seu movimento sankirtana se destina especialmente a tornar as pessoas felizes. Ele queria ser a própria árvore pois as árvores são consideradas os seres vivos mais benevolentes. O próprio Krishna elogia a existência duma árvore no verso seguinte do Srimad Bhagavatam (10.22.33).
Verso 46
"Veja como essas árvores mantêm todo ser vivo! Seu nascimento é bem sucedido. Seu comportamento é como das grandes personalidades, porque qualquer um que peça qualquer coisa de uma árvore nunca sai desapontado".
Iluminação de Srila Prabhupada:
Segundo a civilização Védica, os kshatriyas são considerados as personalidades mais exaltadas porque qualquer um que procura um rei kshatriya e pede caridade, o rei nunca recusa. As árvores são comparadas e esses nobres kshatriyas porque todos obtêm todos tipos de benefícios delas, alguns colhem as frutas, outros as flores, outros as folhas, outros os galhos, e outros até cortam a árvore, mesmo assim a árvore dá tudo sem hesitar.
O corte desnecessário de árvores sem consideração é outro exemplo da degradação humana. A indústria do papel corta centenas de milhares de árvores para suas usinas, e o papel é usado na impressão de tanta literatura sórdida para o prazer caprichoso da sociedade humana. Infelizmente, apesar desses empresários ficarem felizes em suas vidas presentes por causa de seu desenvolvimento industrial, não sabem que serão responsabilizados pela matança desses seres vivos que estão em formas de árvores.
Este verso do Srimad Bhagavatam foi falado pelo Senhor Krishna para Seus amigos quando descansava em baixo duma árvore depois de Seu passatempo de roubar as roupas das gopis (vastra-harana-lila). Chaitanya Mahaprabhu nos ensina com a citação deste verso que devemos ser tolerantes como as árvores e também benéficos como as árvores, que dão tudo para as pessoas necessitadas que vêm em baixo delas. Uma pessoa necessitada pode obter muitas vantagens das árvores e também de vários animais, mas as pessoas da civilização moderna se tornaram tão ingratas que exploram as árvores e os animais, e os matam. Essas são algumas das atividades pecaminosas da civilização moderna.
Verso 47
Os descendentes da árvore (os devotos de Sri Chaitanya Mahaprabhu) ficaram muito felizes por receberem esta ordem direta do Senhor.
Iluminação de Srila Prabhupada:
É desejo do Senhor Chaitanya Mahaprabhu que as atividades benévolas do movimento sankirtana, que foi inaugurado quinhentos anos atrás em Nabadwip, seja propagado em todo o mundo para o benefício dos seres humanos. Infelizmente, existem muitos ditos seguidores de Chaitanya Mahaprabhu que ficam satisfeitos em apenas construir um templo, fazer uma exibição com a Deidade, coletar fundos e utilizá-los para comer e dormir. Não há indício de pregação do culto de Sri Chaitanya Mahaprabhu por todo o mundo. Mesmo sem serem capazes de fazer isso, se alguém faz, eles ficam com inveja. Assim é a situação dos seguidores modernos de Chaitanya Mahaprabhu. A Era de Kali é tão forte que afeta até mesmo os ditos seguidores do Senhor Chaitanya. Os seguidores de Chaitanya Mahaprabhu no mínimo devem sair da Índia para pregar Seu culto por todo o mundo, porque assim é a missão do Senhor Chaitanya. Os seguidores do Senhor Chaitanya devem executar Sua vontade com sinceridade e dedicação, mais tolerantes do que as árvores e mais humildes do que a folha seca no chão.
Verso 48
O fruto do amor a Deus é tão saboroso que onde quer que o devoto o distribua, as pessoas que saboreiam o fruto, em qualquer lugar do mundo, ficam inebriadas imediatamente.
Iluminação de Srila Prabhupada:
O fruto maravilhoso do amor pelo Senhor distribuído pelo Senhor Chaitanya Mahaprabhu é descrito aqui. Temos a experiência prática que qualquer um que aceita esse fruto e o saboreia com sinceridade fica imediatamente louco por ele e abandona todos seus maus hábitos, embriagado com o presente de Chaitanya Mahaprabhu, o maha-mantra Hare Krishna. As afirmações do Sri Chaitanya Charitamrita são tão práticas que qualquer um pode testá-las. No nosso caso, temos muita confiança no sucesso da distribuição do grande fruto do amor ao Supremo por meio do cantar do maha-mantra, Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare. Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
Verso 49
O fruto do amor ao Supremo distribuído por Chaitanya Mahaprabhu é tão inebriante que qualquer um que o coma, e enche o estômago, fica imediatamente louco por ele, assim automaticamente canta, dança, ri e desfruta.
Verso 50
Quando Sri Chaitanya Mahaprabhu, o grande jardineiro, vê que as pessoas cantam, dançam e riem, e algumas rolam no chão, e outras emitem altos sons de exultação, Ele sorri com muito prazer.
Iluminação de Srila Prabhupada:
Essa atitude de Sri Chaitanya Mahaprabhu é muito importante para as pessoas ocupadas no movimento Hare Krishna da Consciência de Krishna. Nós organizamos um festival de amor todos os domingos em cada centro de nossa instituição, ISKCON, e quando vemos que as pessoas vêm para cantar, dançar e comer prasada, e ficam em júbilo, e compram os livros, nós sabemos que com certeza Sri Chaitanya Mahaprabhu está sempre presente nessas atividades transcendentais, e fica muito feliz e satisfeito. Por isso que os membros da ISKCON devem incrementar este movimento cada vez mais, de acordo com os princípios que tentamos executar no presente. Sri Chaitanya Mahaprabhu, satisfeito, olhará com um sorriso para todos, concederá Sua bênção, e o movimento será bem sucedido.
Verso 51
O grande jardineiro, Senhor Chaitanya, come o fruto pessoalmente, e em conseqüência Ele fica sempre louco, como se estivesse atordoado e desnorteado.
Iluminação de Srila Prabhupada:
A missão de Sri Chaitanya Mahaprabhu é atuar em pessoa para ensinar as pessoas. Ele diz, apani acari' bhakti karila pracara (Cc. Adi 4.41). Primeiro, a pessoa tem que agir para poder ensinar depois. Assim é a função do professor verdadeiro. A menos que a pessoa compreenda a filosofia que fala, não será efetivo. Por isso que a pessoa não tem apenas que entender a filosofia do culto de Chaitanya como também implementá-la em sua vida prática.
Sri Chaitanya Mahaprabhu às vezes, quando cantava o maha-mantra Hare Krishna, desmaiava e ficava inconsciente por muitas horas. Ele ora em Seu Shikshastaka (7):
yugayitam nimesena
caksusa pravrsayitam
sunyayitam jagat sarvam
govinda-virahena me
"Ó Govinda! Meu sentimento de separação de Você faz um momento parecer como doze anos ou mais. Lágrimas escorrem dos Meus olhos como torrentes de chuva, e sinto que o mundo está vazio na Sua ausência". Esse é o estágio de perfeição do cantar do maha-mantra Hare Krishna e do comer o fruto do amor ao Supremo, como exibido por Sri Chaitanya Mahaprabhu. Não se deve imitar esse estágio artificialmente, mas se a pessoa seguir com seriedade e sinceridade os princípios reguladores e cantar o maha-mantra Hare Krishna, chegará o tempo quando esses sintomas aparecerão. Lágrimas encherão seus olhos, e não conseguirá cantar o maha-mantra claramente, e seu coração palpitará de êxtase. Sri Chaitanya Mahaprabhu diz que ninguém deve imitar isso, mas o devoto deve ansiar pelo dia quando tais sintomas de transe aparecerão automaticamente em seu corpo.
Verso 52
O Senhor deixou todos loucos como Ele com Seu movimento sankirtana. Não encontramos ninguém que não esteja inebriado com Seu movimento sankirtana.
Verso 53
Pessoas que criticaram o Senhor Chaitanya Mahaprabhu anteriormente, e O chamaram de bêbado, também comeram o fruto e começaram a dançar e dizer, "Muito bom! Muito bom"!
Iluminação de Srila Prabhupada:
Quando o Senhor Chaitanya Mahaprabhu começou o movimento sankirtana, foi até mesmo criticado por Mayavadis, ateus e tolos. Nós também somos automaticamente criticados por essas pessoas. Serão sempre assim e sempre criticarão tudo que for realmente bom para a sociedade humana. Mas os pregadores do movimento sankirtana não devem se desencorajar com essas críticas. Nosso método deve ser em converter esses tolos gradualmente por convidá-los a vir e comer prasada, cantar e dançar conosco. Nossa política deve ser essa. Qualquer um que venha se juntar a nós, claro, tem que ser sincero e sério sobre o avanço espiritual na vida. Essa pessoa, apenas por ter a nossa companhia, cantar conosco, dançar conosco e comer prasada conosco, gradualmente também dirá que este movimento é muito bom. Mas a pessoa que se junta a nós com outro propósito, para obter benefício material ou satisfação pessoal, nunca será capaz de compreender a filosofia deste movimento.
Verso 54
Depois de descrever a distribuição do Senhor do fruto de amor ao Supremo, agora desejo descrever os diferentes ramos da árvore do Senhor Chaitanya Mahaprabhu.
Verso 55
Rogo aos pés de lótus de Sri Rupa e Sri Raghunatha, pois sempre desejo sua misericórdia, assim eu, Krishnadasa, narro o Sri Chaitanya Charitamrita, por seguir os passos deles.
Assim terminam os significados Bhaktivedanta do Sri Chaitanya Charitamrita, Adi-lila, Nono Capítulo, que descreve a árvore do serviço devocional.