O Livre Arbítrio

de Vrindavan, 25/03



"O significado real é ir direto até Deus, de volta para casa, para isso tem sido dado seu livre arbítrio e somos capazes de nos rendermos a Ele com Amor. Isto é o que tem que fazer e se o alcançar, pode chegar a perfeição da vida e começar a meditar no Senhor, sobre teu serviço, sobre Sua doce presença em sua vida, etc."
  


Queridos devotos.
Srila Prabhupada ki jay!
Nesta manhã meditamos em um texto do Srimad Bhagavatam que segue a linha que estivemos analisando estes dias em Vrindavan.
A concepção do Absoluto e Seu aspecto pessoal e Seu aspecto impessoal. Também há outro aspecto: a substância onipresente do Senhor, que inclui todas as partículas deste universo.
Em outras palavras, todos somos partes da Criação e do Plano Divino.
Dentro deste Plano Divino, temos certa independência e livre arbítrio, e qual é o propósito do livre arbítrio? A conclusão é que temos esta independência por uma razão: Render-nos ao Amor Divino, nada mais. Não temos recebido a doce vontade divina para nos tornarmos um pintor famoso. Tudo tem sua seqüência: homem propõe, Deus dispõe. Se tiver uma proposta material, Deus vai aceitar, mas devemos ter propostas espirituais, esse é o sentido do livre arbítrio. Por exemplo, você pode sentir-se atraído por outra pessoa, é algo natural entre homens e mulheres, mas se quiser se casar e ter filhos, tem que fazer um grande esforço e escolher uma pessoa. Logo, convencer esta pessoa a fazer uma família juntos e depois ver que tudo karmicamente estará bem. Desde o dia em que se cria uma família, não há mais nada a se fazer, não há marcha para trás. Todos os carros têm, mas neste caso não há. O matrimônio é algo duro e que não há volta. 
O significado real é ir direto até Deus, de volta para casa, para isso tem sido dado seu livre arbítrio e somos capazes de nos rendermos a Ele com Amor. Isto é o que tem que fazer e se o alcançar, pode alcançar a perfeição da vida e começar a meditar no Senhor, sobre teu serviço, sobre Sua doce presença em sua vida, etc.
Na Consciência de Krishna protegemos a concepção de que buscamos confiar a todo momento, mas muitas vezes depositamos a confiança de maneira errônea. De novo dou o exemplo do matrimônio: Um homem deve ver sua mulher como uma gopi de Krishna, como alguém que não pertence a ti. Inclusive ele tem que plantar sua semente nela para ter filhos, mas não pode vê-la como uma máquina de criar vida.
Na vida dos grihastas, o sexo é uma oferenda a Krishna. Assim como oferece a Krishna um belo prato de comida ou uma bela decoração. Então, quando for um grihasta, deve oferecer isto a Krishna. Pois o prazer dura somente 5 minutos, mas a conta tem que pagar pelo resto da vida. As pessoas devem entender que o sexo não é um assunto separado dos filhos. O mais elevado é analisar a quem pertence a alma, já que não pertence a nenhum homem ou mulher.
O assunto não é estar apaixonado, senão que um homem está responsável por uma gopi de Krishna e que uma mulher aceita um homem como o Guru, como o guia de sua vida. Na cultura da Índia, as mulheres adoram seu esposo, mas no Ocidente as mulheres não aceitam isto, porque estamos treinados a não confiar. Nós devemos confiar no Guru, nos Sadhus e não nos enganadores. Se render-se a um santo, estará salvo, mas se render-se a um enganador, estará perdido. Isso é religião.  
Então deve se avaliar muito bem de quem está seguindo e em quem está confiando. Se puser sua confiança em alguém que só está interessado no dinheiro, fama e sexo, então estará perdido, pois essas não são as metas da vida. E esta é a razão pela qual muitas pessoas se tornam ateias, porque há muitos enganadores no mundo da religião.
Mas não podemos pensar que porque muitas pessoas têm sido assassinadas por um faca, que este instrumento não deve ser usado nunca mais para cozinhar. Não se trata de religião, armas, facas, etc., trata-se do que fazemos com as coisas, isso é o que define algo como bom ou mau. É algo muito fácil de entender, mas as pessoas complicam, porque não são sinceras e aceitam ser enganadas e assim todos os enganadores também serão enganados.
O mundo da religião não está livre deste fenômeno. Ali também há enganadores e enganados, e se quiser se salvar disto, tem que render seu amor e seu serviço com sinceridade.
Quem é Krishna? É um semideus? Um místico? Alguém conectado com todos? Aquele que conhece o passado, o presente e o futuro? Melhor você mesmo responder estas perguntas, porque se você mesmo não se convence, não há sentido.
Prabhupada disse: “Krishna é a Suprema Personalidade de Deus que está falando a você mesmo.” Se não ler o Bhagavad Gita, nunca vai descobrir isto, e claro, cada um lê influenciado por sua própria modalidade, se estiver no modo da ignorância, tudo que compreender terá esta modalidade. Mas se estiver na modalidade de querer amar a Deus, vai poder ver tudo com esta mesma intenção.
premanjana-cchurita-bhakti-vilocanena
santah sadaiva hrdayesu vilokayanti
yam syamasundaram acintya-guna-svarupam
govindam adi-purusam tam aham bhajami
“Eu adoro a Govinda, o Senhor primordial, quem é Syamasundara. Krishna mesmo, com inumeráveis e inconcebíveis qualidades, e quem os devotos puros vêem dentro de seus corações com os olhos da devoção untados com o ungüento do amor puro.”
O Bhagavad Gita disse que nós estamos buscando dinheiro, êxito, etc. Mas não estão fazendo o Yoga para alcançar o Supremo. Há muitas escolas de Yoga hoje em dia, onde a única coisa que fazem é buscar um professor de yoga maravilhoso que queira estar com as alunas, e hoje em dia isso é muito comum. Que aula de escola de yoga é essa? Que tipo de benefício pode-se alcançar dele? É um lugar de promiscuidade e engano.
Se quiser ler o Bhagavad Gita no verdadeiro sentido se suas palavras, tem que entender o que disse Srila Prabhupada inicialmente: que teoricamente, o Bhagavad Gita é Deus mesmo falando com você.
Com isto deve começar sua leitura e não com uma consciência de multitarefa. “Bhagavam uvaca” significa que Deus está falando. Então devemos guardar silêncio e dar atenção ao que Deus está lhe dizendo.
Algumas vezes vemos a tendência, principalmente nos discípulos, de exagerar as glórias de algo ou alguém. É Krishna o Deus do exagero na Índia? O que é o quê e quem é quem?
É algo interessante, mas algo que não se pode resolver com o cérebro, só com o coração cheio de fé.  Pode ser o maior pensador do mundo, ou o maior erudito, mas no momento da morte tem que acreditar em algo.
Todo mundo confia em sua comida e nós temos que confiar em muitas coisas durante a vida muitas vezes. Não há forma de evitar e poder dizer: “Não quero confiar em ninguém.”
Na espiritualidade tem que confiar, mas tem a capacidade de reflexionar desde o mais profundo do coração. Muitas vezes as pessoas me perguntam o que devem fazer na vida, e sabe o que respondo? Faça o melhor que puder e assim vai poder receber o guia apropriado. Se não fizer, como vai esperar encontrar o que é ou não adequado? Só vai se enganar. Assim que você ligar a TV para se entreter com anúncios materialistas, está se enganando. Ao ir à Universidade começa a se enganar, porque ali só querem te tirar o dinheiro.
Uma vez um amigo professor me disse que não estava muito bem porque toda sua vida havia se dedicado a convencer aos jovens a serem parte deste sistema e a dedicar suas vidas a vender mentiras aos outros. Ele disse com tanta convicção que me senti chocado no coração e agradeci a Srila Prabhupada por ter me dado a liberdade espiritual de pregar.
Não somos independentes de Deus, nem de Sua criação. Pode ver que Deus é a Consciência Original e você também é consciência e é parte da Consciência de Deus. O que significa isto? Que Deus é a Superconsciência, mas você não é Superconsciência. Você depende da Terra, da água. Nem sequer sabe o que vai acontecer hoje. É consciente e isso é uma grande responsabilidade. Onde está a Superconsciência? Podemos ver nas escrituras que a Superconsciência está pronta para te consolar. Pode encontrar as soluções em teu mestre interior e realizar que o Senhor está sempre pronto para te levar e fazer um instrumento de Seu amor.
Mas, tem que se render.
Já estabelecemos que a natureza esta por cima de nós e devemos nos colocar por trás dessa superconciência. Esta pode ter se manifestado como Krishna e roubar o coração de Seus devotos. É assim ou estou sonhando? Estou louco? Poderia ser? Deus poderia ter nascido em Chicago, Machupichu ou em outros lugares?
Nunca escutamos isso, mas muitas pessoas dizem que Deus apareceu em Vrindavan. Será que todos eles estão sonhando ou na verdade apareceu em Vridavan e executou Seus passatempos? Como saber?
Há três maneiras: Ler o Bhagavad Gita; Deixar-se inspirar e guiar por um Mestre Espiritual (ou por alguém que tenha tocado seu coração e tenha sua confiança); e por último, Perguntar a seu próprio coração.
Alem disso, tem que se livrar de pessoas que não tenham isso claro. Mantenha-se livre dos criminosos que querem destruir tua espiritualidade.
Com isso me despeço.
Hoje vamos ao Ratha Yatra anual da Gaudiya Math em Delhi.
Seguimos trabalhando estes dias em Vrindavan.
Srila Prabhupada ki jay!
Com muito afeto.
Seu sempre bem-querente.
Swami B. A. Paramadvaiti.