Como a alma foi criada?

Pergunta: Quando se criou a alma e porque? Se nós reencarnamos várias vezes como consequência de nosso karma, quando começou esse ciclo? Porque temos que sobrer se Deus criou a alma no princípio de tudo?

Resposta por Srila Atulananda Acarya:

Essa é uma pergunta muito comum, talvez a mais típica de todas. Justamente ontem um jovem questionou com outros termos a mesma coisa, o ponto era o mesmo. Eu lhe disse que essa pergunta não tinha muito sentido, que não nos servia para muita coisa porque na realidade nós não entendemos muito de nada e a finalidade não é entender tudo o que Deus faz e sim amá-Lo com fé. Gurudeva Paramadvaiti disse uma frase que me pareceu genial: "Querer entender Deus vai em contra do que Deus significa".

Os que perguntam isso emgeral não estão satisfeitos com esse mundo ou criação e isso está é muito bom, então que vão ao outro mundo do êxtasis, isso é tudo. Fomos criados por amor e esse mundo é para crescer. Se já queríamos nascer no paraíso é porque não queremos trabalhar por esse amor. Pensamos que amor significa não dar trabalho, mas o Guru nos dá muito trabalho e quando uma pessoa não tem trabalho se sente frustrado.
Srila Atulananada Acharya

Se alguém vê esse mundo como um lugar de dor é pela graça de Krishna e por isso pode avançar e deixar esse mundo para trás, de isso se trata na realidade. Queremos receber o amor de Deus mas sem amá-lo, queremos ser criados diretamente no paraíso, mas aqui também é o paraíso se queremos serví-Lo e se somos humildes e nos apegamos aos vaisnavas. Esse mundo nos obrigada a crescer, do contrário existirá dor, por Ele o mundo é bom. Porque Krishna assim deseja o mundo deve ser bom.
Eu disse a esse garoto ontem, não se trata de questionar o que Deus fez, como fez está perfeito, trata de aceitar e assim você terá a compreensão sã e correta. Não devemos pensar: eu teria feito de outra maneira, melhor que Deus. Seria absurdo, já do começo é uma besteira pensar assim! Uma vez agradeci por ter vindo a esse mundo, senti que Krishna nos havia mandado a uma dura escola para aprender a amar. Ele enviou seus próprios porteiros para brincar com Ele (passatempo de Jaya e Vijaya). Ele mesmo vem aqui a nos salvar, a dar néctar. Sua presença está aqui, Seu néctar, Seus devotos.

Este mundo não permite que Krishna seja enganado, quem não quer serví-Lo terá que sofrer. Não pense muito, se renda. Santa Teresa dizia: quanto menos entendo, mais creio. A grandeza de Deus consiste justamente nisso. Não é para entendê-Lo, é para adorá-Lo. Os que se rendem a ele encontram que essa rendição está em todas as respostas, tudo se torna claro. Esse mundo é escuro mas Krishna nos dá um caminho para sair em direção a luz - e esse caminho não é se perguntar "porque não fez de outra maneira, de um jeito em que eu não tivesse que trabalhar, que eu não tivesse que lutar contra meus anarthas e nada mais?". Assim, queremos um amor grátis dado de presente.

Srila Atulananda Acharya e Srila Guru
Maharaj, fundadores da Missão Vrinda que propaga
a onda de Amor de Sri Caitanya Mahaprabhu
em todo o mundo

Pensamos que as Gopis tem um amor grátis, grande erro. Elas choram dia e noite por seu amor, isso sabemos bem. Quando lemos é bem bonito mas quando você vive isso é bem forte. Agora oramos para poder chorar por esse amor, oramor para alcançar esse nível e chorar não porque tenho que pagar as contas, porque faz frio ou porque minha esposa me deixou. E quando chorarmos por esse amor veremos que é algo muito forte. Lalita e Visakha pensam que Sri Radha vai morrer e não é brincadeira. Aqui choramos por uma dor de barriga mas lá choraremos por uma dor do coração - então preparem-se!
Sem espírito de sacrifício tudo será uma dor insuportável. Se aqui há um espírito de sacrifício você pode tolerar esse mundo e muitas vidas, mas se só quer desfrutar nem os passatempos de Krishna serão atrativos o suficiente e você quererá o vazio ou brahman. Por isso seguimos a linha de Srila Prabhupada e Srila Sridhar Maharaj e estamos bem assim, não estamos na linha do desfrute.

Assim, a origem da alma é amor e amor é um contínuo crescimento, é um contínuo morrer para viver, é um contínuo descobrir: minha vida fracassou, minha existência inútil, não consegui amar, não posso dar mais do que recebi, sou um endividado em crescimento acelerado. Mas quando um quer receber mais do que dá fica doente e se torna um comerciante da alma, do amor - e não entende nada e pergunta: "Porque Deus me criou? Só para sofrer?" Não, Deus te criou para que você jamais sofra, mas isso não é para preguiçosos, egoístas e luxuriosos. Por isso a dor é tão boa, porque não permite que você seja ruim. Quando sabemos que alguém está sofrendo, ficamos contentes porque sabemos que essa pessoa vai começar a se comportar bem, vai se aproximar de Krishna. Assim pensamos.

O ponto é que não devemos pensar tanto: "porque fez assim?" e sim pensarmos "que devo fazer?" Se essa pessoa faz o que Deus lhe pediu vai compreender tudo com mais clareza e não vai se queixar tanto porque não pode desfrutar e ao contrário, vai se queixar por ter feito Deus sofrer.

Em constante oração

Se Deus te deu muito pouco e te pede muito isso é bom, é uma grande oportunidade de desenvolver um grande amor. Se é preciso te dar muito para que você dê um pouco, ou para que também dê muito em troca, isso é comércio. Por isso acredito que essa pessoa deve estar agradecida por ter sido enviada a esse mundo onde pode entregar sua alma a Deus com todo amor e rendição apesar de ter sido enviada a um lugar que não era o melhor. Krishna pensará: "envei ele ao mundo material, ao inferno e segue me amando, ele Me conquistou!"Isso aconteceu com Bali Maharaj, um mahajana. Desse modo, sejamos mahajanas (grandes personalidades eternamente liberadas) e não chorões por não ter as coisas fáceis. Além disso, se não temos tão facilmente é porque Krishna sabe da grandeza da alma, a grandeza de seus átomos. Tanto se pode dizer a esse respeito que justamente meditando nesse tema escrevi uma espécie de artigo ou poema chamado "Mundo".

Em resumo, a resposta a isso é: AMOR. O ponto agora é ter esse AMOR e essa é a eterna tarefa do Bhakti. Um eterno questionamento: "orque Krishna fez isso e essa outra coisa?" Essa pergunta aparece inclusive no Brihad Bhagavatamrtam. Vemos mesmo Uddhava, Balaram e Subhadra discutindo esses temas. Vemos as próprias Gopis com essa pergunta em seus santos lábios. Esse é Krishna, acintya, não é barato, pouco para a mente e inteligência, muito para o coração.

Hare Krishna

dasanudas
Atulananda das 
Srila Atulananda Acharya levando Srila
Prabhupada a sua cabeça em sinal de respeito

Obs.: Os que se perguntam " porque Krishna nos enviou para sofrer nesse mundo?"... Significa que Ele se deu conta que todos sofrem nesse mundo e isso já um grande avanço. Srila Prabhupada disse que quando alguém se pergunta "porque sofro?" aí começa sua vida humana. Então ao invés de se chatear com Krishna por ter criado esse mundo, essa pessoa deveria perceber que está sendo convidada por Krishna para ir até o mundo superior. Esse mundo não é tão mal porque nos prepara para o mundo superior. Antes fazer essa pergunta as pessoas na verdade não sofreram muito, estão num estado de anestesia. Mas assim que perceberem que tudo é sofrimento Krishna aparecerá em suas vidas chamando através de alguma religião e começará a consolá-los.